Começa o alteamento da rede de energia na Anhaia Mello

A previsão do Metrô é que até o final deste ano sejam iniciadas na avenida Anhaia Mello as obras do prolongamento da Linha 15-Prata de monotrilho até o Ipiranga, com a construção de mais pilares para sustentar a via elevada de trilhos. Na outra ponta, junto ao ramal da Linha 10-Turquesa da CPTM os trabalhos começaram em julho.

No caminho do monotrilho estão as enormes torres de alta tensão que atravessam a avenida Anhaia Mello. O Metrô informou à Folha nesta semana que o alteamento das linhas de transmissão de 88kV já foi iniciado pelas fundações e tem previsão de conclusão até outubro.

Após a Anhaia Mello, o novo trajeto da Linha 15 seguirá ao lado do viaduto Grande São Paulo e na sequência, em paralelo a Linha 10 da CPTM, até chegar à futura estação Ipiranga de monotrilho. As obras de construção da nova parada foram iniciadas no dia 7 deste mês.

Para o monotrilho passar ao lado do viaduto Grande São Paulo será necessário desapropriar uma faixa de casas na Favela de Vila Prudente. Na última terça-feira, dia 20, o Metrô também anunciou que está reabrindo a licitação para a construção de 60 moradias que receberão as famílias afetadas. Os imóveis serão construídos no terreno da Companhia que serviu de canteiro de obras da Linha 2-Verde, na rua Tomaz Izzo, na Quinta da Paineira. A entrega das novas propostas está agendada para 2 de setembro.

Será mais 1,8 km de trilhos até a futura estação Ipiranga, cuja meta de conclusão é em 2027. A nova parada vai facilitar o trajeto de muitos passageiros da Linha 15 que atualmente precisam desembarcar na sobrecarregada estação Vila Prudente e seguir na Linha 2-Verde até a estação Tamanduateí para acessar os trens da CPTM.  De acordo com estimativas do Metrô, a estação Ipiranga receberá 28 mil passageiros por dia.

No final deste mês, a Linha 15 completa dez anos de operação. Atualmente, tem 14,6 km de extensão e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial. (Kátia Leite)

 

Tatuzão completa mais uma etapa de escavação

Na última quarta-feira, dia 21, o Tatuzão chegou ao Poço Capitão, concluindo mais uma etapa do ciclo de construção dos túneis de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô.

A tuneladora partiu no dia 10 de agosto da futura estação Anália Franco e até chegar ao novo ponto de parada, avançou mais 225 metros, escavando 24 mil metros cúbicos de terra e instalando mais 148 unidades de anéis de concreto que revestem os túneis.
Agora, a máquina será arrastada para se aproximar da parede, onde retomará a escavação com destino à futura estação Santa Clara, parando antes no poço Cestari. Questionado pela Folha, o Metrô informou que o Tatuzão deve chegar no canteiro de obras da Santa Clara em novembro deste ano.

O último destino desta etapa de expansão da tuneladora é o poço Falchi Gianini, na Vila Prudente, passando também pelo Poço Madrid e pela futura estação Orfanato.

Depois que concluir este trecho, o Tatuzão será desmontado e remontado no canteiro de obras da estação Penha, para escavar no sentido da Vila Formosa, concluindo todo o túnel. A ampliação da Linha 2, entre a Vila Prudente e a Penha, terá mais 8,4 km de vias e oito novas estações. A meta do Metrô é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026.

 

Obra de piscinão: área de clube começa a ser isolada

Estão sendo fixados tapumes no entorno de um dos campos de futebol do Centro Esportivo (CE) Arthur Friedenreich, na Vila Prudente. De acordo com a Prefeitura, nessa área do clube ocorrerá a primeira fase da obra de construção do reservatório do Córrego da Mooca – que passa sob a avenida Anhaia Mello e costuma transbordar em dias de fortes chuvas, alagando o corredor viário.

Apesar da movimentação no local, a Prefeitura informou na tarde de ontem, dia 15, que a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente continuam em tratativas para obtenção da licença ambiental do empreendimento. Somente vencida esta etapa, as obras terão início de fato.

A Folha questionou a Prefeitura sobre quantas árvores serão removidas do clube para a obra e se, futuramente, com o piscinão finalizado, será possível o plantio de espécies no local.

Usuários também relatam algumas mudanças internas, como a proibição de estacionamento dentro do clube em vigor nas últimas semanas. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer explicou que o estacionamento foi fechado temporariamente, mas deve ser reaberto a partir desta sexta-feira, dia 16. No entanto, a Secretaria ressaltou que todos os espaços e equipamentos, como ginásio e quadras, podem sofrer alteração futura de funcionamento de acordo com o cronograma e planejamento determinado pela SIURB.

A Prefeitura explicou que para minimizar os impactos e compatibilizar o uso dos equipamentos esportivos com a execução das obras, os trabalhos serão executados em duas etapas. A segunda será no campo de futebol na esquina da Anhaia Mello com a avenida Jacinto Menezes Palhares.

O Consórcio DPJ Mooca foi o vencedor da licitação para construção do piscinão e o valor do contrato é de R$ 166.605.193,86. O novo reservatório não será aberto como o piscinão Guamiranga, implantado na avenida Dr. Francisco Mesquita. A Prefeitura afirma que o equipamento contra cheias ficará subterrâneo e os campos de futebol e demais espaços do CE Arthur Friedenreich serão reconstruídos e devolvidos aos usuários. A previsão é que o novo piscinão esteja concluído em agosto de 2026. (Kátia Leite)

 

Crematório de Vila Alpina completa 50 anos

O Crematório Municipal Dr. Jayme Augusto Lopes, mais conhecido por Crematório de Vila Alpina, completou 50 anos de funcionamento na última segunda-feira, dia 12.  Foi o primeiro a ser construído na América Latina e, por sua importância histórica e arquitetônica, está em processo de tombamento junto ao Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Prefeitura.

Para marcar a data, a Velar SP que administra a unidade desde março de 2023, organizou visitas guiadas por especialistas para este sábado, dia 17. Haverá as participações de Luca Fuser, antropólogo especialista em patrimônio cultural, e de Aline Santos, arquiteta e urbanista que estudou o crematório em seu mestrado e doutorado. Eles vão abordar a história, as características e a importância do conjunto arquitetônico. A ação integra a Jornada do Patrimônio – Portas Abertas do DPH.

As visitas guiadas acontecem às 10h, 11h e 12h. A inscrição pode ser feita no próprio local, com 15 minutos de antecedência.

Saiba mais

O conjunto arquitetônico é composto por um edifício principal – onde funcionam administração, sala de cerimônias, pátios de espera e demais espaços operacionais, e pelas áreas verdes agregadas com bosques e jardins.

O projeto foi desenvolvido em 1971 pelo então Departamento de Cemitérios da Prefeitura e coordenado pela arquiteta Ivone Macedo Arantes. Sua construção aconteceu entre 1971 e 1974 e foi oficialmente aberto ao público em 12 de agosto de 1974.

O Crematório de Vila Alpina fica na avenida Francisco Falconi, 437.

 

 

 

Linha 15: Metrô inicia construção da estação Ipiranga

Na tarde da última quarta-feira, dia 7, o Metrô começou uma nova etapa da expansão da Linha 15-Prata com o início da construção da estação Ipiranga. A futura parada vai possibilitar a conexão do monotrilho com a Linha 10-Turquesa da CPTM, facilitando o trajeto de muitos passageiros da Linha 15 que atualmente precisam desembarcar na estação Vila Prudente e seguir na Linha 2-Verde até a estação Tamanduateí para acessar os trens da CPTM.

O lançamento da obra foi marcado pelos trabalhos de perfuração de solo no canteiro, para a construção dos pilares do corpo da estação. O Metrô explicou que a atividade foi feita por meio de “estacas-prancha”, que são elementos estruturais que compõem a fundação profunda, sendo posicionadas no solo por maquinários especializados. Isso possibilita a execução das estacas que sustentam a estrutura da estação e das vigas que formam a via elevada por onde circulam os trens.

Com meta de conclusão em 2027, a estação Ipiranga terá dois acessos, sendo o principal no número 3.437 da avenida Presidente Wilson e o secundário pela estação da Linha 10. Ao todo, a edificação terá 10,7 mil m² de área construída, seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e espaço para estacionamento de bicicletas em paraciclos.

O Metrô ressaltou que a estação foi projetada com recursos de tecnologia BIM – sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção, que possibilita o desenvolvimento de um modelo 3D completo, unificando um conjunto de processos, como nas frentes de obra civil, elétrica, hidráulica e sistemas auxiliares, e ampliando a assertividade na execução do projeto.

De acordo com estimativas do Metrô, a estação Ipiranga vai receber 28 mil passageiros por dia. O investimento será de R$ 479,5 milhões.

Na outra ponta
Além da estação Ipiranga com mais 1,8 km de trilhos, o Metrô está ampliando a Linha 15 em mais 2,7 km depois da estação Jardim Colonial. Serão mais duas estações, Boa Esperança e Jacu Pêssego, com obras já em andamento. Também será construído o pátio Ragueb Chohfi. Para atender o novo trecho, foram encomendados 19 novos trens, aumentando a frota para 46 composições.

No final deste mês, a Linha 15 completa dez anos de operação. Atualmente, tem 14,6 km de extensão e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, com ciclovia em toda a extensão. Com a ampliação até Ipiranga e Jacu Pêssego, passará a ter 19,1 km de extensão operacional e 14 estações para atender a uma demanda estimada de 380 mil passageiros por dia.

IMAGENS DE PROJEÇÃO 3D DA FUTURA ESTAÇÃO IPIRANGA:

Obra interdita rua da Vila Prudente por dois meses

Desde a última quarta-feira, dia 31, a rua Virgílio, na Vila Prudente, foi interditada entre a rua Dr. Roberto Feijó e a avenida Anhaia Mello. No local serão executadas obras pela Subprefeitura Vila Prudente para construção de galeria de águas pluviais. A previsão para liberação da via é em 30 de setembro.

Por causa da interferência viária na rua Virgílio, a São Paulo Transportes (SPTrans) informou que seis linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados. As linhas que sofreram mudança de trajeto são: 4025/10 Vila Califórnia – Metrô Tatuapé, 476G/10 Jardim Elba – Ibirapuera, 476G/41 Vila Industrial – Metrô Ana Rosa, 573A/10 Metrô Bresser – Vila Alpina, 575A/10 Divisa São Caetano – Shopping Metrô Tatuapé e N533/11 Terminal Vila Prudente – Jardim Planalto.

A SPTrans avisou ainda que os passageiros que utilizam os pontos de parada da rua José dos Reis, 75 e 102, e da rua Dr. Roberto Feijó, 171, têm a opção de utilizar o ponto na rua Ibitirama, 567, no sentido centro. Já os passageiros do ponto da Anhaia Mello, 1061 (Terminal V. Prudente), estão sendo atendidos na rua Ibitirama, 183.

 

 

 

Festa de Santo Emídio começa neste sábado

Na próxima segunda-feira, 5 de agosto, é celebrado o Dia de Santo Emídio, padroeiro da Vila Prudente. Haverá missa solene às 19h30 na Paróquia Santo Emídio e venda do tradicional bolo.

Neste sábado, dia 3, começa a 84ª Festa de Santo Emídio com variedade de barracas com comidas típicas e artesanatos. Também haverá brincadeiras e música ao vivo todas as noites.

No sábado a quermesse acontece das 17h às 22h. No domingo, dia 4, haverá almoço com pagode a partir das 12h e a festa continua até às 21h. A festa prossegue nos dias 10, das 17h às 22h, e no dia 17, quando haverá bingo no salão paroquial a partir das 17h.

A Paróquia Santo Emídio fica na rua Ingaí, 35, no Largo de Vila Prudente.