Hospital municipal na Mooca deve receber investimento internacional

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o hospital Dr. Ignácio Proença de Gouvea, na Mooca, está contemplado no novo Programa de Reestruturação e Qualificação da Rede Hospitalar e de Atenção Especializada da Cidade de São Paulo – Avança Saúde II, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A obra de reforma da unidade está em fase de preparação de edital e a Prefeitura abriu uma consulta pública para levantar as principais demandas da comunidade.

As sugestões são abertas a qualquer interessado e podem ser feitas até hoje, dia 24, pelo e-mail: smsbidavancasaude@prefeitura.sp.gov.br.

Também haverá uma consulta pública presencial na próxima quarta-feira, dia 29, às 9h, no próprio hospital, que fica na rua Juventus, 562.

Piscinas públicas abertas até 21 de junho

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informou na noite de ontem, dia 23, que as piscinas dos Centros Esportivos continuarão abertas aos usuários até o dia 21 de junho.

De acordo com a secretaria, a medida foi tomada devido às altas temperaturas e atende a pedido dos frequentadores. Tradicionalmente, as piscinas dos Centros Esportivos fecham em maio por causa da chegada do inverno.

A cidade conta com 46 Centros Esportivos, sendo que 28 deles possuem piscinas disponíveis para uso. Na região, as opções são os balneários do Centro Educacional Arthur Friedenreich e do Parque CERET.

Os interessados em utilizar as piscinas devem providenciar uma carteirinha. A solicitação pode ser feita pelo Portal 156 ou pessoalmente; nesse caso é preciso levar foto 3×4, comprovante de endereço, RG e CPF.

Espetáculo “Exílio” no Teatro Arthur Azevedo

O Teatro Municipal Arthur Azevedo recebe até 2 de junho, o espetáculo “Exílio”, com a companhia Coletivo Comum. A apresentação aborda um tema bastante atual: migrações, refúgios e exílios em tempos de crises.

Atualmente, mais de 110 milhões de pessoas no mundo foram obrigadas a se deslocar por causa de guerras, violações de direitos humanos, condições climáticas e perseguições de todo tipo (políticas, religiosas, étnicas, por orientação sexual). A experiência do exílio também pode ser vivida dentro do próprio país, como no caso das ditaduras e nos processos de desumanização.

De acordo com a companhia, “Exílio” é um trabalho teatral que parte desta atualidade brutal, mas também da perspectiva de que as fronteiras são criações históricas, portanto, podem ser alteradas e suprimidas.

As sessões acontecem de quinta a sábado às 20h e aos domingos às 19h. Ingresso R$ 20 e R$ 10 (meia entrada). Gratuito para estudantes do ensino público e pessoas em condição de migração e refúgio. A bilheteria abre uma hora antes de cada apresentação. É recomendado adquirir o ingresso com antecedência pela plataforma Sympla. Classificação 14 anos.

Teatro Arthur Azevedo: avenida Paes de Barros, 955, Mooca. Informações: 2604-5558.

São Lucas e Vila Prudente somam 6 mil casos

Os casos de dengue continuam aumentando na capital paulista e consequentemente, na região. O boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira, dia 20, pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que a cidade passou de 296.763 confirmações da doença para 327.207 no intervalo de uma semana.

Há 147 mortes confirmadas por dengue desde o início do ano e outras 291 em investigação. O balanço da Secretaria equivale aos dados coletados até o dia 15.

Na região, o distrito de São Lucas soma 3.923 moradores que testaram positivo desde o início do ano. No boletim anterior eram 3.662. A sede da Subprefeitura Vila Prudente fica no distrito, que concentra bairros como Vila Ema, Parque São Lucas e Jardim Independência, entre outros.

Vizinho do São Lucas, o Sapopemba acumula 6.497 casos da doença em 2024. No boletim de 13 de maio eram 5.917.
Na Vila Prudente, são 2.001 ocorrências de moradores infectados contra 1.869 da semana passada.  A Água Rasa registra 1.690 e no boletim anterior eram 1.632.

A Mooca é o distrito da região com menos casos. Passou de 778 para 818 ocorrências acumuladas desde o início do ano.
As atualizações da Secretaria Municipal de Saúde são semanais. O próximo balanço deve ser divulgado no dia 27.