Um grande dia para a Unidos de São Lucas. Depois de oito anos fora do Carnaval da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, a agremiação volta ao Sambódromo do Anhembi neste sábado, dia 3. A Unidos de São Lucas será a segunda a desfilar pelo Grupo de Acesso 2, às 21h.
Outra boa notícia é que a entrada no Sambódromo será gratuita neste sábado. “Prestigiem a nossa escola, queremos colocar o São Lucas de novo na elite do Carnaval de São Paulo”, destaca o presidente Adriano Freitas, conhecido por Nanão.
A Unidos de São Lucas vai levar 600 componentes para o desfile, divididos em 10 alas e com dois carros alegóricos. O tema do samba enredo é “O Canto das Três Raças. O Grito de Alforria do Trabalhador”.
“Nosso tema é forte, passaremos fazendo a festa do povo, porém sem deixar de mostrar indignação. Faremos o nosso protesto a favor do trabalhador, do povo brasileiro que desde a invasão portuguesa até os dias de hoje, vem sofrendo com as mazelas deixadas pelos ‘colonizadores’”, comenta Nanão.
O carnavalesco da escola é Fernando Dias. A direção de carnaval é de Raphael Manslione. O mestre de bateria é Andrew Vinícius e a rainha Juliana Fênix. O primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira é composto por Erick Sorriso e Victória Devine. O intérprete oficial é Tuca Maia.
Em 2023, a Unidos de São Lucas foi a campeã do Grupo Especial de Bairros da UESP. Neste ano, desfila no mesmo grupo de outras tradicionais escolas do Carnaval de São Paulo: X 9 Paulistana, Unidos do Peruche, Morro de Casa Verde e Imperador do Ipiranga, entre outras. O sonho é subir mais degraus e voltar ao Grupo Especial da Liga, onde a São Lucas já esteve nos anos de 2001 e 2002.