Na semana passada, Prefeitura e Estado deram início às obras para erguer torres residenciais no terreno da rua dos Trilhos, 869, que por anos abrigou a chamada Feira Confinada e outros eventos. Na primeira fase de trabalhos serão construídas 290 unidades habitacionais, com previsão de entrega em 24 meses. Outras 543 moradias serão implementadas no trecho em uma segunda etapa do projeto, ainda sem prazo anunciado.
A construção faz parte do programa Pode Entrar, destinado à população de baixa renda, e é realizada pela Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB-SP), na modalidade Parceria Público-Privada (PPP), com a cessão do terreno municipal. De acordo com a Prefeitura, o programa tem como característica “a aproximação entre moradia, serviços e emprego, com residências próximas a corredores de transporte público”.
Os condomínios terão nove andares e apartamentos de 1 dormitório com 38m² ou 2 dormitórios com 50m². As unidades contemplarão todas as faixas de renda de interesse social (HIS) e mercado popular (HMP).
No térreo dos blocos estão previstos pequenos espaços de comércio e serviços. O espaço também terá áreas de lazer cobertas e descobertas, praça, bicicletário e novas ruas. As vagas de garagem serão exclusivas para atendimento a idosos e pessoas com deficiência.
As obras têm parceria com o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que terá direito a 39% da demanda de moradores do novo conjunto habitacional, com financiamento através do programa Casa Paulista. Também será financiado pela Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa Minha Vida.