A São Paulo Urbanismo informou à Folha que no Projeto de Lei 723/2015 da Prefeitura, que trata da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí, há previsão expressa de “implantação de conexões da avenida Henry Ford à avenida Anhaia Melo e à rua Guamiranga”.
Ainda de acordo com o órgão municipal, “a intervenção poderá prever conexão em desnível sem prejuízo do funcionamento do ramal ferroviário”. A inclusão no Programa de Intervenções da Operação Urbana autoriza, uma vez que o Projeto de Lei for aprovado, a destinação de recursos para elaboração e implantação da conexão.
O Projeto de Lei que institui a Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí foi encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal em 2015. Em julho de 2021, o texto foi aprovado em primeira votação e, desde então, aguarda ser votado em definitivo.
Questionada pela Folha sobre a demora, a Câmara Municipal informou na última quarta-feira, dia 12, que “o projeto está tramitando, tanto que foi alvo de discussões em reunião do Colégio de Líderes em agosto”. Na ocasião, foi informado que já passou por 15 audiências públicas e que outras devem ocorrer. Foi ressaltado ainda que “a Câmara está trabalhando em um texto final do projeto para a segunda e definitiva aprovação”. Atualmente o substitutivo está sob responsabilidade da Comissão de Política Urbana.
A ligação do final da avenida Henry Ford com a alça da avenida Anhaia Mello, sob o viaduto Grande São Paulo, na Vila Prudente, é uma reivindicação feita pioneiramente pela Folha há quase 30 anos. O trecho é interditado por um ramal ferroviário subutilizado atualmente. A conexão das vias beneficiará o carregado trânsito das ruas Capitão Pacheco e Chaves e Dianópolis. (Kátia Leite)