Nesta semana, o Metrô avançou mais uma importante etapa na ampliação da Linha 2-Verde de Vila Prudente a Penha. Foi realizada a descida da roda de corte da máquina Shield, popularmente conhecida por Tatuzão, para posicionamento no canteiro de obras do Complexo Rapadura, na região da Vila Formosa, onde vai iniciar a escavação do túnel em direção ao poço Falchi Gianini, na Vila Prudente.
O processo envolveu 30 trabalhadores e a utilização de um mega guindaste com capacidade para até 800 toneladas, sendo o maior equipamento do Brasil para esse tipo de operação. O guindaste está em operação no canteiro desde julho e foi escolhido para movimentar a principal parte do Tatuzão que tem 11,66 metros de diâmetro e pesa 205 toneladas. A roda de corte também é a maior já usada no país para obras de metrô.
Essa fase marcou o término da montagem da roda – principal elemento do Tatuzão, sendo responsável pela perfuração do solo, por meio do giro de suas pás em formato de hélice. De acordo com o Metrô, a próxima etapa é concluir o processo de montagem do chamado backup para iniciar a operação da máquina no último trimestre deste ano. O backup é a estrutura de apoio do Tatuzão, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.
O Tatuzão terá cerca de 100 metros de comprimento e 500 toneladas para escavar e revestir com anéis de concreto a extensão de 7,5 km de novos túneis. Sua operação será feita com a construção do túnel em direção ao poço Falchi Gianini, que fica entre a estação Vila Prudente e futura parada Orfanato, a primeira do novo trecho. Depois o Shield vai escavar o trecho entre o Complexo Rapadura e a Penha.
Fotos: Rafael Mussi/Metrô