Desde a terça-feira, dia 11, o Hospital Veterinário Público da Zona Leste, no Tatuapé, adotou novo modelo de atendimento para casos não emergenciais de cães e gatos. Agora, o munícipe deverá fazer o agendamento presencialmente às terças-feiras, das 14h às 16h, para atendimento na semana seguinte – mediante disponibilidade de vagas.
De acordo com a Prefeitura, a medida não afeta os casos de urgência e emergência, que continuarão sendo atendidos por ordem de chegada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade fica na avenida Salim Farah Maluf, esquina com rua Ulisses Cruz (lado par).
Para agendamento o tutor não precisa levar o animal, porém se houver dúvida sobre a gravidade da condição clínica, é indicado que o leve para avaliação. Tanto no dia do agendamento quanto no dia do atendimento é necessário apresentar: Registro Geral do Animal (RGA), documento constando foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do tutor, além de comprovante de endereço e comprovante de cadastro em programa social, se houver. O serviço prestado é exclusivo à população de baixa renda residente na cidade de São Paulo.
Reclamações
Apesar de a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico, da Secretaria Municipal de Saúde, afirmar que o novo modelo de agendamento foi bem-recebido pelos usuários no hospital da Zona Norte, a Folha recebeu muitas queixas sobre a mudança anunciada na unidade da Zona Leste. A maioria dos reclamantes afirma que é um retrocesso o agendamento presencial de consulta em plena era tecnológica. (Kátia Leite)