Artigo: Metrô e o remanejamento da Adutora do Rio Claro

*Marcel Salomão de Oliveira

Desde o início da construção da primeira linha metroviária na cidade de São Paulo e do Brasil, em 1968, o Metrô de São Paulo tornou-se protagonista em alguns episódios marcantes da História da Engenharia nacional, consagrados como referência de pioneirismo. O uso da tuneladora SHIELD, o popular Tatuzão, para escavar e construir os túneis no centro da cidade; a implosão do Edifício Mendes Caldeira, a primeira do Brasil; todas com o viés de mitigar impactos ambientais. Chegamos a mais um. Com o início das obras da futura estação Santa Clara, em maio de 2021, e desenvolvimento dos projetos executivos, foi necessário aprofundar os estudos com relação a adutora do Rio Claro, interferência de grande porte com diâmetro de 2500 mm localizada na área de influência das escavações. 

Com o desenvolvimento dos projetos executivos para a etapa de escavação do túnel de plataforma e chegada do Tatuzão na estação Santa Clara, foi constatado que a adutora em operação não suportaria os recalques previstos para essa fase e o remanejamento foi necessário para garantir a segurança da adutora.

Diante da necessidade de remanejamento da adutora do Rio Claro, diversas reuniões entre as equipes de engenharia do Metrô, Sabesp, construtora e projetistas foram realizadas para definição dos parâmetros de projeto e execução. No início deste ano foi implantado o desvio de tráfego na Avenida Sapopemba dando início as atividades preliminares de fechamento da área para as atividades de remanejamento.

Concluído os serviços de montagem da tubulação para interligação do trecho remanejado foi necessário a interrupção do abastecimento. Conforme estudos da Sabesp, a melhor data seria no dia 19/06/23. A previsão de duração para a operação de paralisação do fornecimento totalizava 22 horas, sendo 5 horas para descarregamento da adutora, 15 horas de serviço e 2 horas para recarregar a adutora.

A operação da paralisação e interligação foi um sucesso, sendo iniciado no horário programado e finalizado com antecedência de 2 horas ao previsto inicialmente, totalizando 20 horas. Apesar de relacionar o risco de abastecimento, devido a agilidade da operação não foi prejudicado.

O remanejamento e a modernização do revestimento da adutora contaram com o trabalho de 100 operários, 26 técnicos e 12 engenheiros em trabalhos ininterruptos, o que incluiu sábados, domingos e feriados.

Missão cumprida. O Metrô, o Consórcio Construtor Linha 2- Verde e a Sabesp concluíram em 20 de junho, o remanejamento da Adutora do Rio Claro, equipamento octogenário e que atende diariamente mais de dois milhões de consumidores. O compromisso do Metrô e das demais empresas envolvidas foi exitoso. Em breve, a cidade contará com novas estações metroviárias na zona leste e terá um ganho histórico de mobilidade e qualidade de vida para os passageiros.

* Marcel Salomão de Oliveira é engenheiro civil do Departamento de Obras Civis da Linha 2- Verde.
E-mail: msoliveira@metrosp.com.br  

Último final de semana das Festas Julinas

Arraial do Juventus
A tradicional Festa Julina do Clube Atlético Juventus (foto) chega ao fim neste final de semana. No sábado acontece das 17h às 23h e domingo das 14h às 22h. As barracas nas alamedas do clube oferecem muita comida e bebida típicas, além de variedade de doces. Também há expositores de artesanatos, música ao vivo, apresentação de quadrilha, bingo solidário e brincadeiras. Ingresso gratuito para associados (titular em dia com a manutenção tem direito a 4 ingressos para convidados, retirar na secretaria). Não associado paga R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) – venda através do site Total Ticket (levar impresso). Criança até 10 anos não paga. Rua Comendador Roberto Ugolini, 20, Mooca.

Festa de Nossa Senhora do Carmo
A 38ª Festa da Padroeira da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Alpina, termina neste final de semana. No sábado acontece das 18h às 23h e no domingo em dois horários: das 11h às 14h e das 18h às 22h. Barracas com muitas comidas e bebidas, entre elas: frango com polenta, caldo verde, massas, fogazza, quentão e vinho quente. Praça Coronel Melo Gaia, s/nº.

Festa Julina da São Carlos
Restam mais dois dias para curtir a Festa Julina da Paróquia São Carlos Borromeu de Vila Prudente. Amanhã e domingo, dias 29 e 30, a quermesse começa às 18h30. Além das tradicionais barracas de comidas e bebidas típicas, o evento tem brincadeiras, bingo e apresentações de música ao vivo. Neste sábado, uma das apresentações é a cover do Elvis Presley, Enrico Tabani, a partir das 19h30.  Rua do Oratório, 3712.

Parque Independência ganha novos espaços de lazer

A Prefeitura entregou no último sábado, dia 15, a ampliação do Parque Independência, no Ipiranga. O novo espaço tem 25 mil m² e entre outros equipamentos, conta com pista de skate, aparelhos de ginástica e parquinho. Agora, a área total do Parque Independência é de 186 mil m².

O trecho ampliado abriga ainda edifício administrativo, sanitários públicos e sala multiuso acessíveis, além de rota para pessoas com deficiência composta por planos inclinados, rampas e caminhos em deck, que garantem a conexão entre as áreas e o acesso à Casa do Grito e à área do Monumento à Independência.

“Temos um lugar integralmente acessível, com área de preservação histórica, com tudo que é preciso ter num parque e além de todas as questões do meio ambiente”, disse o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) também esteve na inauguração.

Além do acesso pelo parque, a nova área tem entrada na altura do cruzamento da rua Bom Pastor com a rua Sorocabanos. O horário de funcionamento é das 5h às 20h, todos os dias.

Solicitação de RGA na Subprefeitura de Vila Prudente

O serviço de solicitação de Registo Geral Animal (RGA) voltou a ser realizado na Praça de Atendimentos da Subprefeitura de Vila Prudente sem a necessidade de agendamento. A unidade fica na avenida do Oratório, 172 (em frente à estação Oratório da Linha 15). Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 15h.

O RGA é obrigatório por lei em São Paulo para todos os cães e gatos com mais de três meses de idade. Para solicitar é necessário apresentar foto digital do animal, comprovante de vacinação contra a raiva, documento oficial do tutor e comprovante de residência.

 

Hospital Público Veterinário no Tatuapé altera agendamento

Desde a terça-feira, dia 11, o Hospital Veterinário Público da Zona Leste, no Tatuapé, adotou novo modelo de atendimento para casos não emergenciais de cães e gatos. Agora, o munícipe deverá fazer o agendamento presencialmente às terças-feiras, das 14h às 16h, para atendimento na semana seguinte – mediante disponibilidade de vagas.

De acordo com a Prefeitura, a medida não afeta os casos de urgência e emergência, que continuarão sendo atendidos por ordem de chegada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade fica na avenida Salim Farah Maluf, esquina com rua Ulisses Cruz (lado par).

Para agendamento o tutor não precisa levar o animal, porém se houver dúvida sobre a gravidade da condição clínica, é indicado que o leve para avaliação. Tanto no dia do agendamento quanto no dia do atendimento é necessário apresentar: Registro Geral do Animal (RGA), documento constando foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do tutor, além de comprovante de endereço e comprovante de cadastro em programa social, se houver. O serviço prestado é exclusivo à população de baixa renda residente na cidade de São Paulo.

Reclamações

Apesar de a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico, da Secretaria Municipal de Saúde, afirmar que o novo modelo de agendamento foi bem-recebido pelos usuários no hospital da Zona Norte, a Folha recebeu muitas queixas sobre a mudança anunciada na unidade da Zona Leste. A maioria dos reclamantes afirma que é um retrocesso o agendamento presencial de consulta em plena era tecnológica. (Kátia Leite)

 

Árvore despenca sobre casa na Vila Ema

Durante a ventania que atingiu São Paulo na madrugada desta quinta-feira, dia 13, o tronco de uma árvore de grande porte caiu em uma residência na praça Hugo Gonçalves, nas proximidades da rua Uhland, na Vila Ema. Não houve feridos. Os moradores afirmam que a espécie já estava comprometida e a Prefeitura ignorou o problema.

A queda aconteceu por volta das 4h da madrugada e cerca de uma hora depois, uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local para iniciar o corte da espécie. De acordo com os moradores do sobrado, por sorte, a árvore ficou escorada na mureta da varanda, impedindo maiores danos ao imóvel. Quando conversaram com a Folha na tarde de ontem, faltava inspecionar o telhado.

A reclamação é que mesmo antes dos fortes ventos, a árvore apresentava problema. Em março, outra grande parte também despencou e quase atingiu um veículo. Na ocasião, segundo os moradores, a Subprefeitura de Vila Prudente afirmou que não existia necessidade de remoção A proprietária do imóvel atingido ontem, Anne Marie, contou que já havia aberto duas solicitações na Prefeitura por causa da preocupação com a espécie.

Questionada, a Subprefeitura de Vila Prudente afirmou que a queda do tronco foi causada pelas rajadas de vento atípicas, consequência de um ciclone extratropical no sul, e que através de trabalho ágil e integrado entre a Subprefeitura e o Corpo de Bombeiros, a situação foi normalizada. Foi ressaltado que não houve consequências graves e após o ocorrido, foi executada a poda de outros exemplares da praça. (Kátia Leite)

Conselho Tutelar: grande indeferimento de inscritos para eleição

Somente 256 das 2020 pessoas inscritas para as eleições nos 52 conselhos tutelares da cidade de São Paulo tiveram suas candidaturas deferidas pela Comissão Central. Com esse número não é possível realizar as eleições marcadas para 1º de outubro. Pelo regulamento, são necessários 10 inscritos por conselho. Nenhum atingiu esse número.

Essa análise preliminar, com as pendências de cada um dos inscritos, foi publicada no Diário Oficial em 3 de julho. Os pretendentes vetados poderiam regularizar as pendências com recursos até 10 de julho para nova avaliação. Todos os procedimentos têm que ser realizados de forma digital no portal da Prefeitura.

Para as cinco vagas de titular e mais cinco de suplentes ao Conselho Tutelar da Vila Prudente 43 pessoas fizeram as inscrições. Todavia, somente cinco haviam passado na análise. Na Vila Prudente até mesmo dois dos atuais conselheiros e candidatos à reeleição foram indeferidos, por questões burocráticas. No conselho da Mooca dos 37 inscritos, apenas um foi deferido.

Para além das críticas com as dificuldades em lidar com as tecnologias digitais no processo de inscrição e esbarrando em questões burocráticas, o rigor adotado para referendar as inscrições é bem-visto por militantes da temática, sobretudo quando é exigida comprovação de trabalho na defesa dos direitos da criança e do adolescente. O nó é a exigência da carta de referência de entidade do setor a ser anexada pelos candidatos.  

“A comissão central tem que ser rigorosa. Ser conselheiro tutelar é de extrema responsabilidade e por isso não há mais possibilidade de qualquer pessoa se autointitular defensor da infância e adolescência sem as devidas qualificações”, afirma o coordenador do Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Vila Prudente, André dos Santos Girardo.O pleito virou disputa de interesses de fora dos movimentos da infância, pois o salário virou o grande ideal. A questão é simples: se o candidato tem as devidas qualificações para a vaga, ele não será indeferido”, acrescenta.

Também como gerente do CCA Irmã Jacinta, do Jardim Guairacá, Girardo relata que foi procurado por quatro candidatos. “Não tinham a noção do cargo, nem perfil e nem imaginavam que sou da coordenação do Fórum que vai fiscalizar e sabatinar esses candidatos. Isso é muito triste!”, comenta.

A expectativa agora é a publicação em 24 de julho da nova lista após análise dos recursos dos candidatos indeferidos. (Colaboração André Kuchar)

Nova escada rolante na estação Vila Prudente

A primeira escada rolante do projeto de ampliação do complexo de estações da Vila Prudente, que atende as linhas 2-Verde e 15-Prata, foi entregue pelo Metrô nesta quinta-feira, dia 6. O equipamento proporciona acesso à plataforma 1 da estação subterrânea e deve melhorar o fluxo de passageiros.

Também foi entregue uma escada fixa ao lado da nova automática – na extremidade da plataforma (sentido Tamanduateí), além de nova iluminação do local e mais câmeras de monitoramento.

O Metrô informou que agora trabalha para a instalação e início da operação até dezembro, de outra escada rolante na ponta oposta. O serviço ocorre juntamente com a readequação do sistema de ventilação do edifício, que precisou ser remanejado para a inserção das escadas novas.

Após a conclusão dessas instalações, será iniciada a colocação de duas escadas rolantes na outra plataforma da estação. A ampliação do complexo da Vila Prudente já leva em conta o aumento de demanda previsto com a operação das futuras estações da Linha 2, atualmente em obras para chegar até a Penha.

Por enquanto, também já foram entregues a requalificação do acesso da estação pela rua Cavour, novos sanitários públicos e reforço da iluminação no mezanino da estação subterrânea.

Segundo o Metrô, também estão previstas as instalações de mais seis escadas rolantes na integração entre as estações das linhas 2 e 15. Está em execução o reforço da laje de fundo da estação, novos canais de ventilação que vão liberar o espaço para circulação de pessoas, além da construção de uma nova área para a instalação de comércio.

Férias: Museus da região têm programação especial

Durante todo o mês de julho, o Museu da Imigração, na Mooca, oferece o programa “Férias no Museu”, com brincadeiras, oficinas, atividades recreativas e educativas que convidam as crianças e as famílias para uma viagem pelo brincar de diferentes culturas e países. As atividades acontecem em uma das amplas salas do museu, a Hospedaria em Movimento. Para os menores também há o espaço “Mundo de Brincar”. Confira a programação completa (dias e horários): www.museudaimigracao.org.br.

O Museu de Zoologia da USP (foto), no Ipiranga, também conta com atividades especiais, como oficinas, jogos, espaço de leitura, desafios e cineminha. As atrações são livres para todas as faixas etárias e acontecem de quarta a domingo, sempre das 14h às 16h. Não há necessidade de inscrição, o atendimento acontece por ordem de chegada e mediante a disponibilidade.

Museu da Imigração: rua Visconde de Parnaíba, 1316. Funcionamento de terça a sábado das 9h às 18h, e domingos das 10h às 18h. Ingresso R$ 10 e R$ 5 (meia). Gratuito aos sábados.

Museu de Zoologia: avenida Nazaré, 481. Aberto de quarta a domingo das 10h às 17h. Entrada franca.

Prefeitura retoma licitação para obra do BRT Radial Leste

Na quarta-feira, dia 5, a Prefeitura anunciou que conseguiu retomar a concorrência para a contratação da obra do primeiro trecho do chamado BRT Radial Leste. O aviso foi publicado no Diário Oficial. A iniciativa havia sido suspensa pelo Tribunal de Contas do Município. A promessa do governo é que o projeto vai beneficiar 400 mil pessoas por dia.

A proposta da Prefeitura prevê 9,8 quilômetros de extensão do novo transporte. Conforme o projeto, o BRT terá início no Terminal Parque Dom Pedro II, por onde os ônibus circularão sobre o viaduto Nakashima, adentrará na avenida Alcântara Machado em nível e seguirá pela rua Melo Freire até o entroncamento da rua General Souza Neto com a avenida Conde de Frontim, após 200 metros da avenida Aricanduva e seu término na rua Professor Miguel Russiano. As faixas do BRT ficarão à esquerda da pista.

Para execução das obras, o empreendimento foi dividido em três lotes. O lote um, de aproximadamente 2.800 metros de extensão, vai do Terminal Parque Dom Pedro até a rua Almirante Brasil. O orçamento referencial das obras é de R$ 438,6 milhões, com prazo de execução de 18 meses a partir da data da ordem de serviço. A abertura dos envelopes com as propostas dos licitantes está prevista para 9 de agosto.

Foto: Imagem ilustrativa do novo transporte projetado pela Prefeitura