Frequentadores do balneário do Clube Educacional e Esportivo (CEE) Arthur Friedenreich, na Vila Prudente, estão insatisfeitos com as regras adotadas por funcionários. A Folha vem recebendo reclamações de que os equipamentos ficam fechados quando o dia está nublado ou após as chuvas. Também há queixas sobre a higiene e a segurança em banheiros e vestiários.
Após ficar mais de seis anos interditado, o complexo aquático foi reaberto neste verão, mas segundo os usuários, os funcionários estão fechando as piscinas antes do horário: às 16h30 começam a pedir para as pessoas saírem. Também “estariam abusando das condições climáticas”. Uma frequentadora relatou que no último sábado, dia 25, “por volta das 13h30 passou uma nuvem, caíram alguns pingos e retiraram todos da piscina”. “As pessoas foram aos vestiários e foi o tempo de se trocarem, o chuvisco já havia parado. Mas, não reabriram. Perdemos uma tarde de muito calor. Não é a primeira vez, está acontecendo sempre. Basta estar nublado para fecharem, mesmo sem chuva”, ressalta. Outra frequentadora que também estava no sábado sintetizou: “foram anos aguardando a reabertura das piscinas e não deixam a gente desfrutar com alegria”.
Também foram feitas reclamações de mau cheiro e falta de limpeza nos banheiros e vestiários. Outra frequentadora adverte que é a mesma entrada para os vestiários masculino e feminino e nenhum funcionário fica responsável pelos acessos. Ela teme algum caso de abuso.
A Secretaria Municipal de Esportes informou que o CEE possui cinco salva-vidas e três servidores que acompanham e fiscalizam os horários de uso do balneário. A pasta se comprometeu a verificar o motivo do equipamento não reabrir quando a ameaça de chuvas passa, uma vez que se está dentro do horário de funcionamento da piscina, pela regra deve voltar atender os usuários. Sobre a questão de banheiros e vestiários, foi acionado o setor de Manutenção da Secretaria para as devidas vistorias e providências. Foi ressaltado que o espaço vem recebendo grande fluxo de pessoas, principalmente aos finais de semana.