Aconteceu na manhã da quarta-feira, dia 25, a inauguração do Marco da Paz na esquina da avenida Anhaia Mello com a rua Pinheiros Guimarães. O evento fez parte das comemorações pelos 469 anos de São Paulo. Presente nos cinco continentes, o Marco da Paz de Vila Prudente é o 37° implantado no mundo. O primeiro monumento foi instalado em 2000 no Pateo do Collegio, no Centro de São Paulo, e as réplicas começaram a se espalhar pelos países. Constituído por um arco com a pomba e o sino, tem por objetivo promover a fraternidade entre os povos e o ideal por um mundo mais pacífico.
A iniciativa de implantar o Marco da Paz é da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Mooca. Estiveram presentes no evento o superintendente da Distrital Mooca, Juraci José Pereira, além da diretoria executiva e conselheiros. O coordenador do Marco da Paz na Associação Comercial, Amir Massis, foi o mestre de cerimônia. A vereadora Edir Sales (PSD) e a subprefeita de Vila Prudente, Elisete Mesquita, que deram apoio desde o início ao projeto, também compareceram na inauguração. A solenidade foi acompanhada ainda por representantes de associações, entidades e empresas que colaboram para a construção do monumento.
O grande destaque foi a presença do italiano Gaetano Brancati Luigi, idealizador do monumento e indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2017. Na infância, ele enfrentou na Itália o medo e as privações impostas pela Segunda Guerra Mundial. Conta que lembra nitidamente do alívio ao ouvir os sinos das igrejas tocando para anunciar o fim do confronto. Depois da guerra, a sua família imigrou para a América do Sul, inicialmente na Argentina e depois se fixou no Brasil. Em seu discurso, bastante emocionado, lamentou que ainda existem guerras e pediu paz.