Após sofrer pressão de diversas entidades e representantes da sociedade civil, a Prefeitura confirmou no início da semana, a gratuidade no transporte por ônibus na cidade de São Paulo no próximo domingo, dia 30 , quando acontece o segundo turno das eleições para Presidência e Governo do Estado. A medida não foi adotada no primeiro turno.
A gratuidade valerá em qualquer linha para todos os passageiros das 6h às 20h. O embarque poderá ser pela porta traseira ou pela dianteira, sem que passageiros tenham de passar pela catraca.
Além da gratuidade, a Prefeitura informou que manterá o acréscimo de 2 mil ônibus à frota que normalmente circula aos domingos, como ocorreu no primeiro turno.
A medida tem aparo na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente autorizou as prefeituras de todo o país a adotarem a gratuidade dos ônibus no dia das eleições, de forma a garantir que todos os eleitores tenham condições de votar.
Metrô e trem
Somente no final desta quinta-feira, dia 28 , o Governo do Estado confirmou passe livre para as linhas de metrô, trem e ônibus intermunicipais. A gratuidade no transporte público estadual foi anunciada após decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) favorável à medida.