Acontece na manhã desta quarta-feira, dia 29, a entrega da estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata, que acrescenta trecho de 1,75 km ao ramal de monotrilho. A inauguração será feita pelo governador em exercício Rodrigo Garcia (PSDB).
Porém, antes da inauguração, os usuários da Linha 15 iniciaram o dia sem o transporte. Por causa de uma falha no sistema de sinalização e controle, os trens não circularam e os ônibus do Paese foram acionados até a equipe de manutenção solucionar o problema.
A estação Jardim Colonial é a 11ª a entrar em operação na Linha 15, que começa na Vila Prudente e atinge agora 14,6 km de extensão. De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, a nova parada reduzirá em até 34 minutos o tempo de viagem dos usuários até o Centro.
Inicialmente a nova parada irá funcionar em horário reduzido das 10h às 15h, todos os dias, com cobrança de tarifa.
A expectativa é que de Vila Prudente a Jardim Colonial, a Linha 15 atenderá a mais de 400 mil pessoas por dia.
Histórico
A Linha 15 é o primeiro monotrilho de alta capacidade do Brasil. Os trens trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas a cerca de 15 metros de altura. As obras do ramal começaram em novembro de 2009, mas houve muitos atrasos e problemas. As duas primeiras estações – Vila Prudente e Oratório – foram inauguradas somente em agosto de 2014 e apenas mais de dois anos depois, em outubro de 2016, passaram a operar das 4h40 à meia-noite, mesmo período da Linha 2-Verde com a qual faz integração.
Quatro anos depois das duas primeiras inaugurações, foram entregues outras quatro paradas em abril de 2018: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. As próximas estações abertas foram: Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O ramal conta ainda com o Pátio Oratório de trens, no bairro do Jardim Indepedendência.