AntiCovid-19: Prefeitura define aplicação de reforço para maiores de 18

A Prefeitura anunciou que começa a aplicar nesta quinta-feira, dia 18, as doses de reforço para os maiores de 18 anos que receberam a segunda dose dos imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

Na quinta-feira podem comparecer nos postos de vacinação todos aqueles que receberam a segunda dose até 27 de abril. Na sexta-feira, dia 19, é a vez dos que tomaram até 17 de junho. Todos receberão a dose de reforço da Pfizer. Para os dois grupos são esperadas 800 mil pessoas.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, ressaltou que a capital acelera ainda mais o processo de vacinação oferecendo mais segurança aos paulistanos. “No final de semana, a capital ultrapassou a marca de 1 milhão de doses de reforço aplicadas na cidade”, afirma.

A dose adicional já está sendo aplicada para os maiores de 60 anos e grupo de trabalhadores como os da saúde e da educação. Para esses grupos também passou a valer o intervalo de cinco meses da segunda dose.

A cidade segue ainda com a vacinação de primeira e segunda doses para os maiores de 18 anos e para os adolescentes de 12 a 17 anos.

Balanço

Até esta terça-feira, dia 16, foram aplicadas 20.868.925 doses de vacinas antiCovid, sendo 10.554.948 primeiras doses, 8.960.984 segundas, 327.972 doses únicas e 1.025.021 doses adicionais. A cobertura vacinal da população com mais de 18 anos está em 108,3% para primeira dose e em 98,1% para segunda.

Em adolescentes de 12 a 17 anos, foram aplicadas 884.337 primeiras doses, representando uma cobertura vacinal de 104,8%. Também foram aplicadas 230.540 segundas doses nesse público.

A SMS recomenda à população que acompanhe a disponibilidade de segundas doses dos imunizantes por meio da plataforma De Olho na Fila, no seguinte endereço: https://deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br/
.

Sabesp implanta nova rede de esgoto na Favela Jacaraípe

Os constantes entupimentos da rede de esgoto da Favela Jacaraípe, na Vila Prudente, estão com os dias contados. Há duas semanas, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou os serviços de implantação do Programa “Se Liga na Rede”.

Toda tubulação de manilhas da atual rede está sendo substituída por canos de PVC, como acontece na entrada da rua Rio Duas Barras. Também estão sendo abertos novos ramais, como o que já foi concluído na avenida Dr. Francisco Mesquita (avenida do Estado).

Ao todo, 380 moradias da favela serão conectadas na nova rede de água e de esgoto. As instalações, com inúmeros poços de inspeção, vão diminuir quase por completo ou até mesmo eliminar os frequentes entupimentos que ocorrem no local.

Em algumas partes, a obra está exigindo cuidados especiais da equipe de engenharia da Sabesp, como serviços de pequeno aterro e levantamento do nível até a cota da rede. Os trabalhos têm previsão de término em meados de maio de 2022.

“É um serviço muito profissional e que estávamos solicitando há quatro anos”, conta o presidente da Associação dos Moradores da Jacaraípe, José Carlos Araújo. “Estamos muito satisfeitos e gratos com a Sabesp e com a vereadora Juliana Cardoso que se empenhou bastante para isso acontecer”. “As instalações precárias da rede de esgoto provocavam entupimentos recorrentes e sempre que era acionada, a Sabesp realizava os serviços de desobstrução”, relata Juliana Cardoso (PT), que visitou o local no último dia 12. “Junto com os moradores conseguimos trazer essa importante obra da Sabesp após muita insistência, com várias reuniões, inclusive na COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo)”, acrescentou. (Colaboração André Kuchar)