Vila Prudente completou 131 anos na segunda-feira, 4 de outubro. Para celebrar a data, aconteceu o tradicional ato cívico promovido pelo Círculo de Trabalhadores na base do obelisco da praça do Centenário. A solenidade é uma forma de render homenagem às primeiras famílias que ajudaram a formar e desenvolver o bairro.
Desde que a Vila Prudente completou 100 anos, ocasião em que foi inaugurado o obelisco na praça (antiga Veiga Cabral), o ato é realizado no local. “É o 31º ano consecutivo desta cerimônia simbólica, mas muito relevante, que reúne a sociedade, lideranças e políticos, independente do partido, que renovam a disposição de continuar ajudando”, destacou o presidente do Círculo e da Folha, Newton Zadra.
Houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e da Vila Prudente ao som do Hino Nacional entoado pelo coral Os Rouxinóis. Depois, o pároco de Santo Emídio Edmar de Oliveira fez uma oração e abençoou o bairro.
Na sequência foi dada a palavra aos representantes do bairro na Assembléia Legislativa e na Câmara Municipal. O deputado estadual Paulo Fiorilo (PT) lembrou que a Vila Prudente está crescendo cada vez mais. “Isso significa que vamos precisar também de mais estrutura e de gente lutando pelo bairro”, concluiu. A vereadora Edir Sales (PSD) afirmou que é uma honra muito grande representar a Vila Prudente e destacou o calendário de festejos organizado pela Subprefeitura, que seguirá até o fim do mês. A vereadora Juliana Cardoso (PT) ressaltou a luta por mais parques na região e a importância das áreas verdes para ajudar a enfrentar as crises hídrica e energética que atingem São Paulo e o Brasil.
O ex-deputado estadual e ex-vereador Adriano Diogo (PT) e o ex-vereador Claudio Fonseca (Cidadania) também compareceram e lembraram sobre a importância da democracia. “Não se constrói uma sociedade civilizada sem solidariedade, apesar das diferenças. Enquanto houver o ódio, a sociedade não evolui”, destacou Diogo.
A subprefeita de Vila Prudente, Elisete Mesquita, agradeceu a acolhida que recebeu desde que assumiu o cargo em março e pediu uma salva de palmas para o bairro. Também marcaram presença o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar (PM), tenente coronel Alan Fernandes; e o comandante da 4ª Companhia da PM, capitão Barroso; além de representantes de diversas instituições e lideranças da região.
No final da solenidade foram depositadas flores na base do obelisco e foi servido bolo.