Finados: Prefeitura estima 100 mil pessoas nos cemitérios

O Serviço Funerário e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montaram uma estrutura especial para o dia de Finados, na próxima terça-feira, 2 de novembro. A Prefeitura estima que 100 mil pessoas visitarão os 22 cemitérios municipais.

Foi ressaltado que o público deverá seguir os protocolos em prevenção à Covid-19 e evitar aglomerações. Haverá medição de temperatura nas entradas das unidades e álcool em gel serão disponibilizados em pontos estratégicos. É obrigatório o uso de máscara de proteção.

Os cemitérios estarão abertos das 7h às 18h. A CET informou que estará monitorando o trânsito nos arredores a partir das 6h e fará bloqueios, alterações de sentido de circulação e outras mudanças voltadas a melhorar as condições de acessos para pedestres e motoristas.

O Serviço Funerário esclareceu que para evitar filas nos atendimentos e portões de entrada dos cemitérios, o número de funcionários será reforçado com o apoio das equipes que atuam na área administrativa.

Alguns cemitérios receberão cerimônias religiosas. Apesar de o Serviço Funerário não ter incluído na relação de cemitérios que terão missas nesta terça-feira, a Arquidiocese de São Paulo está divulgando que haverá celebração:

Cemitério São Pedro, às 8h, presidida por Dom Luiz Carlos Dias. Haverá outras duas missas às 10h e 12h (sem a presença do bispo). Avenida Francisco Falconi, 837, Vila Alpina.

Cemitério da Quarta Parada, às 10h, presidida por Dom Luiz Carlos Dias. Haverá outra celebração às 15h (sem a presença do bispo). Avenida Salim Farah Maluf, 3.303, Água Rasa.

Para outros cemitérios consulte: https://osaopaulo.org.br/sao-paulo/dia-de-finados-saiba-horarios-das-missas-nos-cemiterios/?fbclid=IwAR07du1yxv6P6UNOnzcOIZV6ZP38NeK9O08bRz_AlfOLX6DcFjsBuZele_s

Drive-thru de vacinação do Anália Franco será desativado

Com o avanço da imunização contra a Covid-19, a Prefeitura começa a desmontar parte da grande rede organizada para garantir a vacinação dos paulistanos. A Secretaria Municipal de Saúde informou que no final da tarde desta sexta-feira, dia 29, o drive-thru do Shopping Anália Franco será desativado. O espaço foi responsável pela aplicação de mais de 83 mil doses de vacinas antiCovid desde a abertura em março. 

Como alternativa, a Secretaria indica que a população procure as UBSs Vila Formosa I, Vila Santo Estevão e a Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS Integrada Água Rasa.
 
No último dia 15 também foi encerrado o funcionamento do drive-thru da Igreja Batista Boas Novas, na Vila Zelina.

Guindaste tomba em obra da Linha 15

Desde a semana passada, o cruzamento das avenidas Anhaia Mello e Paes de Barros, na Vila Prudente, vem sofrendo contínuas interdições durante a madrugada para os trabalhos da Linha 15-Prata do monotrilho. Porém, por volta das 3h30 desta quarta-feira, dia 27, um guindaste da obra acabou tombado no trecho. Por causa do acidente, o bloqueio que costuma ser encerrado às 5h, precisou ser mantido e o trânsito ficou muito complicado na região.

De acordo com a nota oficial do Metrô, “o guindaste fez o lançamento da viga e no momento da desmobilização, tombou no cruzamento”. Não houve feridos. Cada viga pesa, em média, 70 toneladas e mede 30 metros de comprimento.

O Metrô esclareceu que outro guindaste foi acionado para realizar o destombamento do equipamento. A operação para recolocar a máquina na posição correta foi totalmente concluída por volta das 10h20.

Em outubro do ano passado o Metrô iniciou a implantação de uma área de manobra de trens, após a estação Vila Prudente. Segundo a Companhia, a medida vai permitir a redução do intervalo de circulação entre as composições. Estão sendo construídos mais 380 metros de trilhos, onde será instalado um “track switch”, aparelho que faz o monotrilho mudar de via. A previsão de conclusão é em 2022.

Parque Sabesp Mooca ganha Espaço Sustentável

Construído em um contêiner reciclado, o Espaço Sustentável foi inaugurado no último dia 23. De acordo com a Companhia de Saneamento, o local vai proporcionar aos visitantes contato com ações socioambientais, como exposições e conteúdos educativos em favor da preservação do meio ambiente.

A nova área foi aberta com a exposição da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) com imagens de seus projetos e objetos do Jirau da Amazônia, iniciativa para promover o artesanato local a partir de produtos sustentáveis.

O Espaço Sustentável ficará aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O Parque Sabesp Mooca está localizado na avenida Paes de Barros, 2.107, e ocupa área de 21.200 m² onde também funciona um grande reservatório de água da Companhia. O horário de funcionamento do parque é das 7h às 19h diariamente.

Prefeitura quer terceirizar CEU Vila Prudente

Grandes unidades de educação pública projetadas para receber desde as crianças de creches até os alunos das últimas etapas do Ensino Fundamental. Com essa proposta, surgiram os primeiros Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy. Situados em regiões mais carentes, englobam também equipamentos esportivos e culturais abertos ao uso da comunidade do entorno aos finais de semana. Anos depois, o ex-prefeito Fernando Haddad resolveu espalhar mais CEUs por São Paulo. Porém, ao invés de áreas periféricas, escolheu grandes centros esportivos municipais que já dispunham de parte da estrutura, como o CEE Arthur Friendenreich, na Vila Prudente. Também não priorizou regiões com falta de escolas e os enormes prédios dos novos CEUs ficaram restritos à Educação Infantil.

As obras do CEU Vila Prudente começaram em dezembro de 2015, sob protestos de usuários do CEE, além de ambientalista por causa da retirada de mais de 200 árvores para a construção do prédio de 10 mil m², distribuídos em cinco pavimentos. Na ocasião, também ocorreram advertências de educadores de que não existia demanda na região para um equipamento deste porte e o melhor seria investir em espaços mais adequados para creches.
Apesar da promessa de Haddad de entregar o CEU em um ano, a construção chegou a ser paralisada e o prédio começou a ser utilizado apenas em fevereiro de 2020, por 213 crianças de 0 a 5 anos. O então prefeito Bruno Covas, que inaugurou a unidade, também reclamou da escolha equivocada de local, mas afirmou que não podia deixar a obra inacabada.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação reafirmou à Folha que o CEU foi projetado e continuará atendendo exclusivamente alunos da Educação Infantil. Apesar da capacidade para mais de 500 crianças, atualmente conta com 432 matriculadas que utilizam 13 salas no térreo e no primeiro andar.

Sobre a ociosidade nos demais andares do edifício, a Secretaria ressaltou que abrigam equipamentos, como biblioteca, estúdios e teatro, que poderão ser utilizados por alunos de escolas das imediações, assim como a comunidade, quando a situação da pandemia permitir. A mesma explicação foi dada para a piscina semi-olímpica aquecida construída dentro do CEU.

A Secretaria informou ainda que o CEU aguarda os trâmites legais, definidos pelo Chamamento Público deste ano, para que uma Organização da Sociedade Civil (OSC) assuma a administração.


Sucessão de erros

Crítico do projeto desde o anúncio na gestão Haddad, o ex-vereador Claudio Fonseca e presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), acredita que a Prefeitura continua insistindo no erro em relação aos novos CEUs. “A mesma situação acontece no CEU Carrão. As crianças deveriam ficar em prédios horizontalizados, com mais segurança, sem tantos andares ou com rampas. Desde o início, foi um acúmulo de erros. Uso eleitoral da educação, além de atender interesses de construtoras para erguer grandes prédios, com piscinas aquecidas”, comenta.

Fonseca também crítica a entrega do CEUs para a administração indireta, através das OSCs. “Virou negócio. Houve um aumento absurdo do repasse para esses parceiros, como a Prefeitura chama, em comparação entre o primeiro semestre de 2020 e o deste ano”, ressalta. De acordo com ele, as despesas com manutenção e operação dessa rede parceira de Educação Infantil e creche saltaram de R$ 1.389.076.118 em agosto de 2020 para R$ 2.006.112.893 liquidado até agosto passado. “Estamos inclusive recebendo queixas sobre a distribuição das crianças, priorizando as unidades com parceiros ao invés da rede própria da Prefeitura”, completa. (Kátia Leite)

Prédio ocioso: atualmente conta com 432 crianças matriculadas que utilizam 13 salas no térreo e no primeiro andar
Secretaria alegou que a piscina semi-olímpica será utilizada para o desenvolvimento das atividades e aulas oferecidas pela OSC que assumir o CEU
Estações da Linha 2 ganham coletores de tampinhas

O Metrô aderiu ao programa socioambiental Tampinha Legal, que há cinco anos promove o descarte adequado desses resíduos plásticos que são 100% recicláveis. Passageiros das linhas 1- Azul, 2- Verde e 3- Vermelha podem depositar as tampinhas em coletores especiais distribuídos em todas as estações, entre elas a Vila Prudente.

Segundo Simara Souza, coordenadora do Instituto SustenPlást, responsável pelo programa, “a simples atitude do descarte correto dos resíduos plásticos dá uma colaboração fantástica para a sustentabilidade econômica, social e ambiental”. Ela explica que as tampinhas retornam para a indústria de material plástico como insumos para produção de artefatos como baldes e bacias, vassouras e vasos de flores, entre outros.

A parceria do Metrô com o Instituto SustenPlást está prevista para durar 12 meses, podendo ser renovada.


Espetáculos em cartaz no Teatro São Cristóvão

Desde o início de outubro, o Teatro São Cristóvão retomou a programação presencial com espetáculos de quinta a domingo para o público adulto e infantil.

Entre as atrações deste mês para as crianças estão as peças: “Amazoo – Os Guardiões da Amazônia” (foto acima) aos sábados às 15h, e “Fábulas de La Fontaine” aos domingos às 15h.

Para o público adulto estão em cartaz: “A história nunca contada de Allan Kardec – O Cientista do Infinito” aos domingos às 17h; “O Amor de Van Gogh” as quintas-feiras às 20h; e “As Mona Lisas – Uma comédia deslavada” sempre as sextas e aos sábados às 20h. 

Ingressos a partir de R$ 25 pelo aplicativo ou site da Sympla: https://site.bileto.sympla.com.br/teatrosaocristovao/.

O Teatro São Cristóvão fica no Mooca Plaza Shopping na rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, Vila Prudente.

Vila Prudente: programação festiva até o fim do mês

Até o dia 8 acontece o plantio de 400 mudas de árvores na avenida Dr. Francisco Mesquita, promovido pela Subprefeitura de Vila Prudente (SUB-VP).

Na próxima quarta-feira, dia 13, às 19h30, será celebrada Missa em Ação de Graças na Paróquia de Santo Emídio, na rua Ingaí, 67, no Largo de Vila Prudente.

No dia 14, às 10h, haverá entrega da revitalização da praça Padre Damião. A área vem recebendo melhorias solicitadas por comerciantes do entorno.

A programação continua no dia 16, com a grafitagem do muro da SUB-VP, na avenida Oratório, 172. A ação começa às 10h30 e também estão previstas contação de histórias para crianças e aulas de zumba para adultos.

No dia 17, das 9h às 16h, está marcado o Rolimã na VP na avenida José da Nóbrega Botelho. No dia 24, das 9h às 12h, acontece a Cãominhada na praça Alcides Franco de Lima.

Cursos

De 18 a 29 serão ministrados os cursos gratuitos “Descomplique” e “SuperMei”, do Sebrae SP, na Subprefeitura. Mais informações sobre datas, horários e inscrições na página da SUB-VP no Instagram e no Facebook.

Prefeito participa de solenidade na SUB-VP


O prefeito Ricardo Nunes (MDB) compareceu ao ato cívico na Subprefeitura de Vila Prudente (SUB-VP) na manhã desta terça-feira. A solenidade foi alusiva aos 131 anos de fundação do bairro no dia 4 de outubro. Ele foi recepcionado pela subprefeita Elisete Aparecida Mesquita.

O prefeito acompanhou o hasteamento das bandeiras e participou de café da manhã. Também cantou parabéns para o bairro fundado em 1890 por imigrantes italianos. “A Vila Prudente é um bairro novo, mas é do tamanho de uma cidade. É uma região que está se desenvolvendo bastante. Parabéns, Vila Prudente e sua população”, disse o prefeito.

Também estiveram presentes o secretário executivo das Subprefeituras, Caio Luz, que já foi subprefeito do bairro; e os vereadores Edir Sales (PSD) e Rinaldi Digilio (PSL), além de demais autoridades e lideranças da região.

O presidente do Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente e da Folha, Newton Zadra, entregou ao prefeito uma flâmula do bairro e o livro “Vila Prudente: do Bonde a Burro ao Metrô”, de sua autoria, lançado em 2010.

Ato cívico celebra o aniversário de Vila Prudente

Vila Prudente completou 131 anos na segunda-feira, 4 de outubro. Para celebrar a data, aconteceu o tradicional ato cívico promovido pelo Círculo de Trabalhadores na base do obelisco da praça do Centenário. A solenidade é uma forma de render homenagem às primeiras famílias que ajudaram a formar e desenvolver o bairro.

Desde que a Vila Prudente completou 100 anos, ocasião em que foi inaugurado o obelisco na praça (antiga Veiga Cabral), o ato é realizado no local. “É o 31º ano consecutivo desta cerimônia simbólica, mas muito relevante, que reúne a sociedade, lideranças e políticos, independente do partido, que renovam a disposição de continuar ajudando”, destacou o presidente do Círculo e da Folha, Newton Zadra.

Houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e da Vila Prudente ao som do Hino Nacional entoado pelo coral Os Rouxinóis. Depois, o pároco de Santo Emídio Edmar de Oliveira fez uma oração e abençoou o bairro.

Na sequência foi dada a palavra aos representantes do bairro na Assembléia Legislativa e na Câmara Municipal. O deputado estadual Paulo Fiorilo (PT) lembrou que a Vila Prudente está crescendo cada vez mais. “Isso significa que vamos precisar também de mais estrutura e de gente lutando pelo bairro”, concluiu. A vereadora Edir Sales (PSD) afirmou que é uma honra muito grande representar a Vila Prudente e destacou o calendário de festejos organizado pela Subprefeitura, que seguirá até o fim do mês. A vereadora Juliana Cardoso (PT) ressaltou a luta por mais parques na região e a importância das áreas verdes para ajudar a enfrentar as crises hídrica e energética que atingem São Paulo e o Brasil.

O ex-deputado estadual e ex-vereador Adriano Diogo (PT) e o ex-vereador Claudio Fonseca (Cidadania) também compareceram e lembraram sobre a importância da democracia. “Não se constrói uma sociedade civilizada sem solidariedade, apesar das diferenças. Enquanto houver o ódio, a sociedade não evolui”, destacou Diogo.

A subprefeita de Vila Prudente, Elisete Mesquita, agradeceu a acolhida que recebeu desde que assumiu o cargo em março e pediu uma salva de palmas para o bairro. Também marcaram presença o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar (PM), tenente coronel Alan Fernandes; e o comandante da 4ª Companhia da PM, capitão Barroso; além de representantes de diversas instituições e lideranças da região.

No final da solenidade foram depositadas flores na base do obelisco e foi servido bolo.