Subprefeitura de Vila Prudente inicia mais um Jardim de Chuva


Além do Jardim de Chuva em fase final de paisagismo na rotatória da rua Pinheiro Guimarães, com as ruas Gonçalo Marinho de Castro e Miguel Antônio Flangini, na Vila Zelina; a Subprefeitura de Vila Prudente está construindo mais um equipamento na região. O local escolhido foi a Praça Sonia Aparecida de Lima, no cruzamento entre as ruas Lisa Ansorge e Antonio Marques Julião, no Jardim Guairacá (foto), onde existe um avanço no passeio, implantado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), após reivindicação dos moradores para inibir o excesso de velocidade no trecho.

Os jardins de chuva têm função muito mais importante que embelezar o ambiente. Deixam o solo mais permeável, facilitando a absorção das águas das chuvas, o que reduz a velocidade de escoamento nas ruas e calçadas e minimiza o efeito das enchentes e alagamentos.

Ações sustentáveis

A Subprefeitura de Vila Prudente ressaltou ainda que na terra utilizada nos jardins de chuva é acrescentado o composto orgânico criado através de resíduos de feiras livres. Além da melhoria do solo, contribui para o meio ambiente através da redução do despejo nos aterros.

“Intervenções que transformam a paisagem urbana de maneira planejada e eficaz são fundamentais. A implantação dos jardins de chuva em nossa região é mais uma ação efetiva da Prefeitura na preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população”, declara a subprefeita Elisete Mesquita.

Mais um endereço da região já foi definido para receber um Jardim de Chuva: a rua Antenas, na Vila Califórnia.