Nesta semana, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, visitou as obras de prolongamento da Linha 2-Verde. A primeira parada foi no poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) na rua Falchi Gianini, localizado entre a estação Vila Prudente e a futura estação Orfanato. A estrutura terá 50 metros de profundidade e atualmente, a escavação atingiu 13 metros.
O presidente explicou que do VSE Falchi Gianini sairão três túneis. O primeiro deles, construído a partir de método austríaco conhecido como NATM (New Austrian. Tunnelling Method), um dos mais eficientes do mundo, é o que ligará o trecho já em operação da Linha 2 até a nova via que seguirá para a Penha. Pereira já destacou à Folha que essa é uma das etapas mais desafiadoras do projeto de expansão.
O segundo túnel, que também será feito pelo sistema NATM, funcionará para estacionamento de trens. O terceiro que servirá para circulação das composições e passará por todas as novas estações, terá o método construtivo Shield, popularmente chamado de Tatuzão.
“Os VSE’s são construídos entre as estações, sendo necessários para a ventilação dos túneis e para saída de usuários em caso de alguma emergência”, destacou.
O presidente também vistoriou as obras de construção das estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franca e Vila Formosa, que será o primeiro novo trecho a entrar em operação. A estimativa é que a estação Orfanato seja concluída em 2026 e tenha público estimado de 3,5 mil pessoas por hora. “Terá 44 metros de profundidade em um túnel de 130 metros de comprimento, por isso foi uma das primeiras a ser iniciada”, explicou Pereira.
Na estação Anália Franco os operários executam atualmente as paredes diafragma, que são as estruturas que suportarão a pressão do solo no interior da vala a ser escavada. A estação Santa Clara foi a última a entrar em obras na região.
O Metrô também está construído um poço VSE na Vila Formosa e o chamado Complexo Rapadura, uma instalação subterrânea para estacionamento de trens e que servirá ainda para receber o Tatuzão que abrirá o novo túnel da Linha 2. (Kátia Leite)