Como parte das ações da Semana Nacional do Meio Ambiente, cerca de 30 Ecopontos da cidade, entre eles cinco da região, começam a receber e reciclar gesso a partir desta sexta-feira, dia 4. Até então, esse material não era aceito nas unidades. A mudança de regra busca diminuir o descarte irregular e ampliar a quantidade de resíduos aceitos nos Ecopontos – atualmente os equipamentos recebem gratuitamente recicláveis, entulho, poda de árvore e grandes objetos.
De acordo com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), o projeto será implantado gradativamente para demais unidades.
Para a implantação dessa iniciativa, a AMLURB realizou um projeto piloto por oito meses em algumas unidades para testar a viabilidade técnica e a adesão da população. Durante esse período, foram recebidas e recicladas em torno de oito mil toneladas de gesso.
“O recebimento de gesso nos Ecopontos é um grande avanço para gestão de resíduos sólidos na cidade. É a soma de esforços da administração pública em parceria com o setor privado para combater o descarte irregular desse material nas ruas e contribuir com a preservação do meio ambiente”, diz o presidente da AMLURB, Roberto Perosa.
Na região
Por enquanto, as unidades que aceitam gesso a partir de hoje são:
Ecoponto Anhaia Mello: rua da Prece, 296 (altura do nº 2000 da avenida Anhaia Mello), Vila Prudente.
Ecoponto São Lucas: rua Florêncio Sanches, 307, Vila Prudente.
Ecoponto Vila Industrial: rua Umari, 49, São Lucas.
Ecoponto Bresser: Praça Giuseppe Cesari, 54, Brás.
Ecoponto Tatuapé: avenida Salim Farah Maluf, 179, Tatuapé.