Neste sábado, dia 5, o Governo do Estado promove ação focada em completar o esquema vacinal de quem ultrapassou os prazos de 28 dias para a segunda dose da Coronavac, do Butantan, e de 12 semanas para a Astrazeneca, da Fiocruz. De acordo com levantamento, em todo o estado paulista, mais de 440 mil pessoas não comparecem aos postos de vacinação nas datas recomendadas. Somente na capital paulista, são 169.419 munícipes que não receberam a segunda aplicação do imunizante.
“Iremos fazer uma grande ação de apoio aos municípios para que possam aplicar a segunda dose “, afirma a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
Segundo os dados apurados pelo PEI até a última quarta-feira, dia 2, 172 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso da vacina da Fiocruz e 270 mil da Butantan. A Secretaria de Estado da Saúde reforça que para garantir a proteção adequada, existe a necessidade das duas doses de ambos os imunizante.
Na capital paulista, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) funcionam neste sábado, das 8h às 17h.
Gripe
A Prefeitura ressaltou que os postos de vacinação também imunizarão a população da campanha contra a Influenza (gripe), com dose única.
Vale lembrar que pessoas com Covid-19 ou que tiveram alta há menos de 28 dias não podem receber a vacina contra a gripe. A aplicação desse imunizante também não pode ser feita em quem tomou a vacina contra Covid-19 há menos de 15 dias ou se a segunda dose estiver agendada para os próximos 15 dias.