Presidente do Metrô fala sobre a Linha 2

Atendendo solicitação da Folha, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, respondeu com exclusividade sobre a expansão da Linha 2-Verde de metrô, a partir da estação Vila Prudente. As obras na região foram iniciadas nos canteiros das estações Orfanato (foto acima) e Anália Franco, além do poço de ventilação e saída de emergência na rua Falchi Gianini. Nesta primeira fase do prolongamento, os trabalhos estão concentrados entre a Vila Prudente e a Vila Formosa, onde a construção da futura estação também foi iniciada.

O poço na Falchi Gianini, que terá diâmetro de 32,8 metros e aproximadamente 50 metros de profundidade, é uma das etapas mais desafiadoras, segundo Silvani Pereira. “Todas as obras de construção de metrô são complexas e exigem grandes desafios. Na Linha 2, um destaque será a construção do túnel de via ligando o VSE (poço intermediário de ventilação e saída de emergência) Falchi Gianini à estação Vila Prudente, que será feita pelo método NATM, que é uma espécie de escavação com máquinas simples, sem o uso de tuneladoras”, explica.

“Outro ponto importante será a ligação entre o túnel já existente na região da Vila Prudente com as novas vias em construção, pela necessidade de precisão e acompanhamento ainda mais rigoroso das equipes de topografia durante as escavações. Esses trabalhos são norteadas por projetos que contam com mapeamento geológico e diversas sondagens das áreas, que ampliam a segurança das escavações e construções”, completou. O presidente do Metrô explicou ainda que todos os trechos em obras serão subterrâneos.

Atualmente, são 300 trabalhadores envolvidos na construção da estação Orfanato que deve ser concluída em 2026 e ter público estimado de 3,5 mil pessoas por hora. “A estação terá 44 metros de profundidade em um túnel de 130 metros de comprimento, por isso já foi uma das primeiras a ser iniciada”, destaca Pereira.

Sobre a parada seguinte, a estação Santa Clara, o presidente explicou que estão sendo iniciadas a montagem de canteiros e a elaboração de serviços preliminares nos terrenos que são fundamentais para as atividades posteriores de escavações.

De acordo com Pereira, a meta do Metrô é iniciar primeiro a operação no trecho entre a Vila Prudente e a Vila Formosa e depois, chegar à Penha. “Posteriormente, com o avanço das desapropriações, a Linha 2 seguirá até Guarulhos”, completa. “Essa ampliação da Linha 2 até Guarulhos é uma das principais obras de mobilidade urbana de São Paulo e vai beneficiar toda a Zona Leste, proporcionando mais conexões na rede de metrô, diminuindo o tempo de deslocamento, reduzindo trânsito e a emissão de CO2”, finaliza. (Kátia Leite)

 

 

Covid-19: novas idades na lista para doses remanescentes

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a partir da próxima segunda-feira, dia 10, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunização, após a vacinação do público alvo contra a Covid-19, caso haja dose remanescente próximo ao término das atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a aplicação seguirá a seguinte ordem de prioridade: 1º) profissional de saúde com mais de 18 anos; 2º) adultos com mais de 55 anos de idade. Nos dois casos, as pessoas devem residir nas proximidades da UBS para conseguirem chegar com rapidez.

Até então, a lista englobava o público até 60 anos, cuja imunização já foi iniciada. O acionamento das pessoas na lista vale apenas quando a dose estiver próxima do período de validade. Alguns frascos comportam dez doses da vacina e após abertos, não podem ser guardados para o dia seguinte.

A unidade de saúde deverá manter listas de espera com os usuários elegíveis em sua área de abrangência, com os telefones para convocação deste público. A população também pode procurar a unidade mais próxima de casa para incluir os dados na lista.

A Secretaria esclarece que nem sempre há doses remanescentes, por isso os usuários devem aguardar o chamado pelo telefone. Caso a UBS tenha dificuldade em destinar essas últimas doses, deve entrar em contato imediatamente com a Supervisão Técnica de Saúde da região, para o direcionamento e utilização em outra unidade.

 

Covid-19: começa a vacinação de 60 a 62 anos


São Paulo inicia nesta quinta-feira, dia 6, mais uma etapa do calendário de imunização contra a Covid-19, com a vacinação de pessoas a partir de 60 anos.  A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é que 371 mil pessoas nessa faixa etária recebam a primeira dose.  A Prefeitura informou que toda a estrutura de vacinação da cidade está aberta, inclusive com novos pontos de drive-thrus.

A Secretaria informou que os drive-thrus serão utilizados exclusivamente para a aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca. A primeira dose da vacina da Pfizer, que começa a ser utilizada na Capital, será aplicada nas 468 UBSs, que também contarão com os imunizantes da AstraZeneca e da CoronaVac, esta última apenas para aplicação da segunda dose.  

As UBSs atendem das 7h às 19h. Nos drive-thrus o funcionamento é das 8h às 17h. Na região, são duas unidades de drive-thrus: Igreja Batista Boas Novas, rua Marechal Malet, 535, Vila Prudente; e Shopping Anália Franco (foto), avenida Regente Feijó, 1.739, Tatuapé.

Até a última terça-feira, dia 4, foram aplicadas 3.388.822 doses da vacina contra a Covid-19. Foram 2.166.820 para 1ª dose e 1.272.002 para 2ª dose. A meta de cobertura vacinal é de 90% da população elegível.

Doses remanescentes

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que partir desta segunda-feira, dia 10, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), após vacinado o público alvo, caso haja dose remanescente próximo ao término das atividades nas unidades de saúde, a aplicação seguirá a seguinte ordem de prioridade: 1º) Profissional de saúde com mais de 18 anos, morador das imediações da UBS; 2º) Adultos com mais de 55 anos de idade, moradores das imediações da UBS.

A unidade de saúde deverá manter listas de espera com os usuários elegíveis em sua área de abrangência, com os telefones para convocação deste público. Em caso de dificuldade para destinação dessas doses remanescentes, deve entrar em contato imediato com a Supervisão Técnica de Saúde.