O presidente do Metrô, Silvani Pereira, anunciou nesta semana o início das escavações do poço de ventilação e saída de emergência na rua Falchi Gianini. O trecho fica no trajeto entre a estação Vila Prudente e a futura estação Orfanato. A obra faz parte do prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô.
Também há grande presença de maquinários e operários no terreno da futura estação Anália Franco, na avenida Regente Feijó.
A extensão da Linha 2 ligará a Vila Prudente à Penha. Serão 8,3 quilômetros de trilhos e oito novas estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha.
A última previsão informada pelo Metrô é que as obras civis no percurso até a estação Vila Formosa sejam concluídas em 2025.
Futuramente, o Governo pretende ampliar a Linha 2 até o município de Guarulhos, com mais 5,9 km de trilhos e cinco estações no trecho Penha-Dutra.
Estação Vila Prudente
Nos últimos dias também foram iniciadas as atividades de prospecção ambiental das obras de ampliação da estação Vila Prudente, que integra as linhas 2 de metrô e 15 de monotrilho. De acordo com Pereira, “são trabalhos preliminares para avaliar a qualidade ambiental do solo para que a destinação do material excedente seja realizada de forma adequada”.
A estação Vila Prudente passará por reforma para melhorar o fluxo de circulação de passageiros que aumentou muito nos últimos anos.