A partir desta segunda-feira, 1° de fevereiro, pessoas de 60 até 65 anos perdem o direito à gratuidade do transporte público em São Paulo. A medida vale para ônibus municipais e intermunicipais, metrô e trens.
A medida foi anunciada pela Prefeitura e o Governo do Estado em dezembro. Uma liminar judicial chegou a suspender a alteração em janeiro, mas a decisão foi revertida e a nova regra entrou em vigor. Os governos defendem que “a mudança acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a essa população” e citam a recente reforma da Previdência.
Bilhete único
A São Paulo Transportes (SPTrans) informou que enviará um novo cartão do Bilhete Único Comum para a casa dos passageiros entre 60 e 64 anos, que atualizarem seus dados no site da empresa. O Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa com menos de 65 anos será cancelado a partir de hoje,
Os passageiros com idade entre 60 e 64 anos devem atualizar seu cadastro no site sptrans.com.br/cadastro, conferir seus dados e selecionar a opção de receber o novo cartão em casa. O prazo de envio pelo Correio é de até 10 dias, sem custo para o passageiro.
Quem não quiser receber o novo cartão do Bilhete Único Comum em casa terá que fazer uma atualização do cadastro no site da SPTrans e optar por retirar o novo cartão em qualquer um dos 28 terminais dos terminais de ônibus.
Fantástico! Tudo pelo social! Pra quem nunca precisou de ônibus ou metrô na vida e também não depende de um salário mínimo mensal para sobreviver, essa gratuidade só estava gerando um peso e atrapalhando a Administração.
E mais: só não foram mais fundo, tirando a gratuidade de todos os idosos, porque o Estatuto do Idoso não permite. Se pudessem, não pensariam duas vezes.
Parabéns ao nosso Governador e ao nosso Alcaide pela visão humanitária que possuem.