A estação Vila Prudente da Linha 2-Verde de metrô completou uma década em agosto do ano passado e passará por reforma para comportar o aumento de demanda. O anúncio da ampliação do complexo da estação, que inclui também a integração com a Linha 15-Prata, foi dado na manhã desta terça-feira, dia 9, pelo governador João Doria (PSDB), ao lado do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. O subprefeito de Vila Prudente, Caio Luz, e a vereadora Edir Sales (PSD) também acompanharam o anúncio na Estação Vila Prudente.
A Folha já publicou diversas matérias sobre o problema da superlotação da estação da Vila Prudente. Antes do início da pandemia, as escadas rolantes precisavam ser desligadas para evitar o acúmulo excessivo de passageiros nas plataformas. A situação piorou conforme a Linha 15 do monotrilho avançava para o extremo leste da cidade. A estação Vila Prudente é a única que faz integração com toda a Linha 15.
Desde o segundo semestre do ano passado, também foi iniciado o prolongamento da Linha 2-Verde rumo à Penha. Serão mais 8,3 quilômetros de trilhos e oito novas estações. Futuramente a previsão é que a linha atinja Guarulhos.
O Governo do Estado fará investimento de R$ 54 milhões para inserir mais escadas rolantes, novos sanitários e aumento da iluminação. O objetivo é melhorar o fluxo de circulação e oferecer mais conforto aos passageiros. A estação também ganhará uma área comercial. “São Paulo, entre trilhos e pneus, transporta mais de 8 milhões de brasileiros todos os dias na Capital. Este é um dos maiores sistemas de transporte urbano do mundo. Agora, com a ampliação do complexo das estações Vila Prudente, vamos aumentar a conexão da Zona Leste com a Avenida Paulista”, destacou João Doria.
Na área da estação da Linha 2, que é subterrânea, serão instaladas mais quatro escadas rolantes – duas em cada plataforma. Para essa obra, as salas técnicas com equipamentos de ventilação serão remanejadas. Novos e maiores sanitários com cabines acessíveis serão construídos na parte da integração, possibilitando a desativação dos atuais que estão no mezanino para aumentar a área de passagem.
Nos corredores de ligação entre as duas estações, serão instaladas seis escadas rolantes e novos contadores de transferência de passageiros. A iluminação do mezanino da estação da Linha 15 também será reforçada.
De acordo com o projeto do Governo, também será feita a ampliação da entrada da rua Cavour, com uma escada maior e rampa para melhorar a acessibilidade, além do aumento da iluminação. O trecho é alvo de muitas reclamações dos usuários.
Foi destacado ainda que o projeto vai melhorar o entorno do complexo com a reforma das calçadas, paisagismo e a construção de um espaço para uso comercial com acesso pelo lado externo da estação, voltado para a avenida Anhaia Mello. Também na Anhaia Mello será feito um recuo para a parada de veículos, facilitando a integração com táxis e outros transportes – outro problema desde a inauguração da estação Vila Prudente.
Segundo o secretário, “a estação Vila Prudente estará preparada para receber novos passageiros que terão acesso à malha metroferroviária a partir da extensão das linhas 2 e 15″. “Além disso, milhares de usuários que passam por aqui diariamente e fazem a transferência entre as linhas 2 e 15 terão mais conforto”, completou.
Os trabalhos ficarão sob responsabilidade do Consórcio Sinalta Robmark, que vai iniciar a elaboração do projeto executivo e depois as obras, previstas para começar no segundo trimestre. O prazo de conclusão é de 30 meses.