Desde a última segunda-feira, dia 14, os atendimentos da Casa de Parto Sapopemba foram transferidos temporariamente para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ema. A mudança foi adotada devido à reforma em andamento na Casa de Parto e na UBS Reunidas I, instaladas no mesmo terreno.
O prazo para conclusão das intervenções estruturais nas duas unidades é de cerca de 120 dias. Nesse período, a gestante deve procurar a equipe de saúde que está lotada em sala adaptada para o serviço no pavimento superior da UBS Vila Ema, na rua Gustavo Stach, 140 – a 3,5 km de distância da Casa de Parto.
De acordo com a Prefeitura, a UBS oferece o atendimento 24 horas à gestante e uma ambulância permanece na porta da unidade em caso de necessidade de remoção.
A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que a transferência dos serviços foi discutida e aprovada pelos conselhos gestores da Casa de Parto e da UBS Vila Ema, em comum acordo com os órgãos de saúde responsáveis pela região.
Como funciona
Inaugurada há 20 anos, a Casa de Parto Sapopemba realiza o parto humanizado, que segue as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade realiza uma média de 25 partos por mês e atende grávidas a partir da 35ª semana de gestação de baixo risco. O atendimento é realizado por enfermeiras obstetras e auxiliares de enfermagem.
Além de gravidez de baixo risco, a gestante deve apresentar resultado normal de todos os seus exames de pré-natal. A paciente deve ter uma gestação única, não ter realizado cirurgia cesariana anterior e não ter diabetes nem hipertensão.
A gestante tem direito a dois acompanhantes da escolha dela para participarem dos trabalhos de parto.
Mais informações pelo telefone: 2702-6043.