Sabesp promove obra de despoluição do Córrego Ipiranga


De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o trabalho na despoluição do Córrego Ipiranga já encaminha para tratamento cerca de 614 litros de esgoto por segundo, promovendo a melhora na qualidade desse curso d’água que é um dos símbolos históricos do 7 de setembro.

A Sabesp  promete entregar o córrego limpo em 2022, quando será celebrado o bicentenário da Independência do Brasil e o Museu do Ipiranga será reaberto (veja matéria acima). A Companhia afirma que já investiu R$ 95 milhões nas obras de despoluição e as ações vão beneficiar aproximadamente 271 mil habitantes – o equivalente à população de Barueri ou Embu das Artes.

O trabalho de despoluição executou 14 km de tubulações subterrâneas (coletor-tronco Ipiranga e coletores secundários), além da construção de redes coletoras, ligações e regularização de ligações de esgoto.

Com 12,5 km de extensão e uma bacia de 23,9 km², o Córrego Ipiranga deságua no Rio Tamanduateí, que por sua vez se encontra com o Rio Tietê.

Tradicionais festas da região se adaptam ao novo modelo

Todos os anos, as festas de San Gennaro, na Mooca, e a de São Vito, no Brás, reúnem multidões. Agora, diante da pandemia de Covid-19, tiveram que buscar outro modo de funcionamento para evitar as aglomerações, mas garantir a realização dos festejos cujas rendas contribuem para os trabalhos sociais desenvolvidos pelas paróquias. As soluções são shows virtuais e a entregas dos tradicionais pratos típicos via drive thru e delivery.

San Gennaro
A Festa Italiana de San Gennaro existe há 47 anos, sempre em setembro. De algumas pequenas barracas que funcionavam dentro do salão paroquial a festa estendeu-se para as ruas vizinhas. O evento é passagem obrigatória para quem aprecia as delícias da cozinha italiana e comemora o mês do padroeiro da Mooca.

Neste ano, o festejo começou no fim de semana passado e prossegue até 4 de outubro, sempre aos sábados das 18h às 23h e aos domingos das 17h às 22h.

Os pratos salgados oferecidos são spaghetti das Mammas, fogazza e pizza de mussarela e calabresa, sanduíche de pernil e polenta cremosa e frita. Os doces são canolli de creme e de doce de leite e chocolate, fondue de morango com chocolate e caixa de chocolates. Os pedidos devem ser feitos através do site: sangennaro.pedzap.com.br.

O delivery atende as regiões mais próximas da Mooca, num raio de 7km da paróquia. A igreja solicita que quem está nessa área, opte pela entrega para facilitar os trabalhos e evitar aglomerações. A opção de retirada dos pratos é dentro da cantina, na rua San Gennaro, 214.

O tradicional show de Fred Rovella também acontece no formato de Live, aos sábados e domingos, no canal de You Tube do artista no período de duração da festa. É apresentada uma seleção italiana, que reúne grandes sucessos e não faltam as tarantelas.

São Vito

A 102ª Festa de São Vito acontece entre 3 e 11 de outubro, aos sábados das 12h às 20h e aos domingos das 12h às 17h. Entre as delícias que serão oferecidas estão macarrão (spaghetti, penne e richitelli), ficazzela, ficazza, guimirella e doces típicos.

Tradicionalmente o evento acontece em junho, mas neste ano, por causa da pandemia, foi transferido para outubro e será realizado em formato de retirada dos pratos na Associação Beneficente São Vito Mártir, na rua Polignamo a Mare, 255.

 

 

Museu do Ipiranga: 25% do restauro foi concluído


Na manhã da última segunda-feira, feriado de 7 de setembro, o governador João Doria (PSDB) esteve no Museu do Ipiranga para vistoriar o processo de recuperação iniciado em outubro passado. O prédio histórico está fechado desde agosto de 2013. Doria ressaltou que mesmo com a pandemia, os trabalhos não foram interrompidos e 25% da obra foi concluída até o momento. O prefeito Bruno Covas (PSDB) acompanhou a visita.

Um marco significativo é que a famosa tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, teve o restauro concluído. “O principal museu do Brasil estará inteiramente recuperado para as celebrações dos 200 anos da nossa independência”, afirmou Doria.

No atual estágio das obras, o telhado está passando por reparos para instalação de uma nova área de exposições. De acordo com o Governo, com a reforma, o museu terá 6.800 m² de área, o que possibilitará receber exposições temporárias, inclusive internacionais, pois seguirá rigorosos parâmetros de climatização.

Os trabalhos no telhado consistem na retirada de todo o material original – madeira e cobre. Após serem restauradas em oficinas que funcionam no próprio local, as mesmas estruturas serão reinstaladas, preservando a memória do edifício. Em cima desse novo telhado também será construído um mirante.

As obras de restauro, ampliação e modernização são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP).
O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência.

Após a vistoria, o Governo manteve a previsão de reabertura em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Mais informações sobre o restauro podem ser acessadas  no site: museudoipiranga2022.org.br.

Juventus tem jogo decisivo neste domingo


O Juventus empatou com o São Bernardo por 1 a 1, no primeiro jogo das quartas de final da Série A2 do Campeonato Paulista, realizado no feriado de 7 de setembro, no estádio Conde Rodolfo Crespi, na Mooca.

O gol do Juventus saiu logo depois do São Bernardo marcar – tudo isso no final da partida. Aos 38 minutos do segundo tempo, em rápido contra-ataque e descuido na defesa juventina, o time adversário abriu o placar na Javari, com Gildo. A vantagem durou somente três minutos. Aos 41 minutos, Brunão garantiu o empate.

De acordo com o técnico Alex Alves, o Juventus colocou um ritmo forte desde o começo da partida.“Sabíamos que se conseguíssemos atacar firme, o São Bernardo teria dificuldade de marcar a nossa equipe. Fizemos um grande primeiro tempo, mas infelizmente não saíram os gols. O São Bernardo joga fechado, na espera de uma bola. Demos uma bobeada e eles acabaram fazendo o gol. Não merecíamos sair com a derrota, pelo contrário, merecíamos a vitória, mas o empate também serviu. Sabemos que não tem jogo fácil, pegamos o time com a melhor campanha da primeira fase e no domingo, temos ciência que será pedreira também”, comentou Alex.

A partida que vale a classificação será neste domingo, dia 13, às 10h, no Estádio 1º de Maio, em São Bernardo. Por causa da pandemia de Covid-19, os jogos acontecem sem a presença das torcidas. Haverá transmissão pelo canal SporTV.