A Linha 15-Prata do monotrilho voltou a operar nesta tarde até São Mateus, com as suas dez estações abertas aos passageiros.
Após três meses fechada, a linha começou a funcionar no último dia 1 com os trens circulando somente da Vila Prudente até o Jardim Planalto. A partir desta sexta-feira, dia 19, os trens do monotrilho operam das 4h40 à 0h entre Vila Prudente e São Mateus.
O monotrilho foi interditado em 29 de fevereiro. Dois dias antes o pneu de um trem estourou e uma placa metálica despencou na avenida Sapopemba. A composição foi recolhida para manutenção, porém testes apontaram danos em pneus de outros trens. Segundo estimativa do próprio Governo do Estado, a cada dia que a linha ficou inoperante, o prejuízo foi de R$ 1 milhão.
A explicação para o problema foi que os dispositivos chamados “Run Flat” causaram os desgastes nos pneus. Esses dispositivos ficam nas rodas e garantem a movimentação do trem em casos de anormalidades, como pneus furados ou murchos. Porém, o tempo foi passando e a Bombardier, fabricante dos trens, e o Consórcio CEML, que construiu a via, não conseguiam apresentar uma solução para retomar a operação. O Governo informou que tomou providências para cobrar o ressarcimento dos prejuízos da paralisação.