Um novo problema, entre tantos outros que a Linha 15-Prata de monotrilho enfrenta rotineiramente, paralisou a circulação de trens no final de semana e nesta segunda-feira em todas as estações. No último dia 27, um pneu de um trem se rompeu e a composição foi recolhida para manutenção. Porém, de acordo com o Metrô, testes realizados neste fim de semana apontaram danos em outros pneus dos trens. Não há previsão para o retorno do serviço. O Metrô afirma que “toda a frota, vias e sistemas passarão por rigorosa inspeção nos próximos dias, acompanhada de seus funcionários, para uma imediata solução que permita a retomada da operação”.
A fabricante dos trens, a Bombardier, foi acionada assim que o problema foi constatado e verificou que os dispositivos chamados “Run Flat” estão causando essa alteração nos pneus. Esses dispositivos ficam nas rodas e garantem a movimentação do trem em casos de anormalidades, como pneus furados ou murchos.
O Metrô destacou ainda que está cobrando da Bombardier e do Consórcio CEML, que construiu a via, providências urgentes para a identificação da causa da ocorrência, a sua correção e também que arquem com todos os prejuízos decorrentes desta paralisação.
Através de nota, a Bombardier ressaltou que “por excesso de cautela, recomendamos que o Metrô de São Paulo removesse a frota de 23 trens de serviço para que a nossa equipe de especialistas do Canadá pudesse realizar as inspeções necessárias”. Destacou ainda que em parceria com os seus fornecedores está trabalhando 24 horas por dia para inspecionar os trens, determinar a causa do incidente, desenvolver uma solução e apresentar medidas corretivas ao Metrô.
Ônibus lotados e trânsito
A alternativa para os vários usuários que se depararam com o aviso de circulação interrompida nesta manhã foi recorrer aos ônibus do sistema Paese que atenderão gratuitamente até a 0h em toda a extensão da Linha 15. A São Paulo Tranportes (SPTrans) informou que a linha especial Estação São Mateus – Estação Vila Prudente está operando com 50 ônibus articulados. Mesmo assim muitos passageiros relataram dificuldades para conseguirem embarcar, por causa dos ônibus lotados, e as imediações das estações enfrentaram congestionamentos nesta manhã.