Troca de delegados nos distritos policiais da região


Desde o mês passado quatro Distritos Policiais da região contam com novos delegados titulares. De acordo com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, as mudanças ocorreram com base em critérios técnicos e visam adequação dos recursos humanos e melhora do atendimento ao público. A única delegacia que não sofreu alteração foi a 57ª – Parque da Mooca, que desde 2007 permanece com Ricardo Salvatori na titularidade.

A doutora Silvana Sentieri Françolin, que respondia como delegada titular do 56º DP – Vila Alpina há seis anos e sete meses, foi transferida para o 18º DP – Alto da Mooca no lugar do delegado Glaucus Vinicius Silva. Já o doutor Glaucus passou a responder pelo 56º. O 42º DP – Parque São Lucas foi assumido pelo doutor Edevaldo José Bragaia.

Com as novas instalações inauguradas há cerca de um mês, o 8º Distrito Policial, responsável pelos bairros do Brás, Belenzinho e parte da Mooca, tem como titular o delegado Hamilton Rocha Benfica, que assumiu o cargo no início de setembro.

A Folha solicitou à Secretaria de Segurança um breve currículo dos delegados e questionou por quais delegacias cada um já passou, mas o órgão não se pronunciou a respeito. (Gerson Rodrigues)

 

 

 

Jornais de bairro que comprovam periodicidade receberão certificado


Quase 30 empresas que editam jornais e revistas de distribuição regionalizada na cidade de São Paulo vão receber, na próxima segunda-feira, dia 14, um Certificado de Periodicidade, em cerimônia na Câmara Municipal. A Folha é um dos jornais com periodicidade comprovada.

Está prevista a participação de vereadores, representantes de diferentes órgãos públicos, agências de publicidade e empresários. O encontro é de iniciativa da Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo (Ajorb), com apoio do vereador Ricardo Teixeira.  

“A certificação é importante porque mostra quais são os jornais efetivamente em contato constante com o morador dos mais diferentes bairros da capital, são empresas de comunicação que desenvolvem jornalismo comunitário efetivo”, explica Wagner Farias, presidente da Ajorb.

A certificação dos jornais é uma das primeiras ações efetivas da nova diretoria da Ajorb, que tomou posse em agosto para um mandato de dois anos. “Será uma cerimônia simples, mas bastante representativa porque estarão lá os jornalistas e diretores de várias empresas de comunicação que estão dispostos a fortalecer a categoria”, conclui Wagner Farias.

A Ajorb, nessa nova gestão, também vai desenvolver campanhas para combater as fake news e mostrar que o jornalismo mais importante é aquele que estimula a prática de cidadania e contribui para o desenvolvimento da metrópole, prestando serviços, divulgando ações e programas dos órgãos públicos e apontando problemas urbanos em busca de suas soluções.

Além disso, os jornais e revistas de bairro são um importante canal de divulgação para pequenos comerciantes. A maioria dos jornais de bairro da atualidade também já está presente no ambiente digital, com sites e redes sociais, ampliando a interação com leitores e o alcance da publicidade de seus anunciantes.

“São todos jornais gratuitos que há anos dão destaque a temas que têm pouco espaço na imprensa diária tradicional”, aponta Farias.

A Ajorb também está reformulando seu site, com atualização das informações de cada uma dessas empresas, para facilitar a busca por parte de órgãos públicos, agências de notícias, agências de publicidade, cidadãos paulistanos e anunciantes de modo geral.