A Prefeitura liberou parcialmente por volta das 11h desta sexta-feira, dia 13, o viaduto Alcântara Machado para a circulação de veículos leves. Foram abertas três faixas de rolamento, em cada sentido, após vistoria realizada por técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb). O viaduto permanecia fechado desde a noite de ontem por causa de um grande incêndio na parte de baixo, que era ocupada por mais de 100 famílias.
Os técnicos da SIURB concluíram que a estrutura está em condições de suportar o tráfego de veículos leves. Ônibus e caminhões continuam proibidos de circular pelo viaduto por tempo indeterminado.
O prefeito Bruno Covas (PSDB) retornou ao local do incêndio hoje para acompanhar a avaliação das condições da estrutura e do trânsito na região. “Não foi um dano estrutural, de acordo com as primeiras avaliações dos técnicos. Mas deve levar cerca de dois meses para recuperar toda essa avaria por conta do incidente”, afirmou o prefeito.
Covas também informou que, em uma semana, deve ser feita nova avaliação da estrutura do viaduto para verificar se é possível ou não liberar mais uma parte ao trânsito de veículos. “Será iniciada a recuperação, mas não há risco à população que utilizar o viaduto “, completou o prefeito.
A contratação emergencial da obra de recuperação e do laudo estrutural do viaduto será publicada nos próximos dias. De acordo com a Prefeitura, neste final de semana serão executados serviços de limpeza, onde houve o incêndio, e corpos de prova (amostra de material) começarão a ser retirados da estrutura para passarem por análise.