Prefeitura libera parcialmente o viaduto Alcantara Machado


A Prefeitura liberou parcialmente por volta das 11h desta sexta-feira, dia 13, o viaduto Alcântara Machado para a circulação de veículos leves. Foram abertas três faixas de rolamento, em cada sentido, após vistoria realizada por técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb). O viaduto permanecia fechado desde a noite de ontem por causa de um grande incêndio na parte de baixo, que era ocupada por mais de 100 famílias.

Os técnicos da SIURB concluíram que a estrutura está em condições de suportar o tráfego de veículos leves. Ônibus e caminhões continuam proibidos de circular pelo viaduto por tempo indeterminado.

O prefeito Bruno Covas (PSDB) retornou ao local do incêndio hoje para acompanhar a avaliação das condições da estrutura e do trânsito na região. “Não foi um dano estrutural, de acordo com as primeiras avaliações dos técnicos. Mas deve levar cerca de dois meses para recuperar toda essa avaria por conta do incidente”, afirmou o prefeito.

Covas também informou que, em uma semana, deve ser feita nova avaliação da estrutura do viaduto para verificar se é possível ou não liberar mais uma parte ao trânsito de veículos. “Será iniciada a recuperação, mas não há risco à população que utilizar o viaduto “, completou o prefeito.

A contratação emergencial da obra de recuperação e do laudo estrutural do viaduto será publicada nos próximos dias. De acordo com a Prefeitura, neste final de semana serão executados serviços de limpeza, onde houve o incêndio, e corpos de prova (amostra de material) começarão a ser retirados da estrutura para passarem por análise.

Viaduto teve o trânsito bloqueado até às 11h desta sexta-feira. (Foto: Edson Lopes Jr./Secom)
Parque de Vila Prudente começa a receber melhorias


Começaram nesta semana as obras de revitalização do Parque Professora Lydia Natalízio Diogo, conhecido como Parque de Vila Prudente. Reivindicações antigas dos frequentadores serão contempladas, como a reforma dos brinquedos do playground (foto) e a cobertura do pergolado. Também haverá melhorias na estrutura da sede administrativa.

De acordo com a Prefeitura, o valor da obra é de R$ 183.816,83 e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias. Os recursos para a revitalização da principal área verde da região são provenientes de uma emenda parlamentar da vereadora Edir Sales (PSD). “O parque é o maior e mais frequentado espaço de esportes e lazer da região. Frequentemente utilizo esta área e recebo demandas dos usuários. Em conversas com o administrador, fizemos o mapeamento das maiores necessidades e conseguiremos atendê-las com esta emenda”, declarou a vereadora.

Segundo a Prefeitura, as salas da sede administrativa serão melhoradas, assim como o telhado, a parte hidráulica e os banheiros, que também são utilizados pelos frequentadores.
O playground infantil, que tem os mesmos brinquedos desde a inauguração do parque, em 2005, passará por reforma total e receberá novos equipamentos.

Outra intervenção ocorrerá no espaço destinado à prática de atividade física da terceira idade. O local será ampliado e mais aparelhos serão instalados. Próxima a esta área existe um pergolado, que será coberto e passará a ser mais um local para os usuários se protegerem do sol e da chuva.

Na parte inferior do parque há outro imóvel que atualmente serve de depósito de materiais. Segundo a Prefeitura, este local também receberá melhorias e a intenção é transformá-lo em um espaço para atividades voltadas à educação ambiental.

O ex-conselheiro gestor do parque, João Batista Silva, que frequenta a unidade todos dias e realiza ações voluntárias, está contente com a intervenção. “Tudo que está planejado nesta obra e está sendo feito são as principais necessidades que nós, usuários, reivindicamos há muito tempo. Sinto que nosso parque ficará ainda melhor”, comentou.

Concreto no verde

Quem também aprovou a intervenção foi o ambientalista e morador da região Fernando Salvio, que frequenta o parque constantemente. “Espero que a verba seja utilizada de forma inteligente. Os brinquedos do parque há muito tempo precisavam de manutenção”, comentou. No entanto, Salvio fez uma ressalva. “Estão implantando placas de cimento no local destinado a atividades físicas. Cimentar qualquer área verde é inconcebível”, completou.

A Prefeitura alegou que esses trechos cimentados servirão de base para os aparelhos de ginástica, os quais não teriam estabilidade se ficassem anexados direto na terra.

Alcântara Machado: impacto no trânsito e em linhas de ônibus


O viaduto Alcântara Machado, na divisa da Mooca com o Brás, ficou totalmente bloqueado nos dois sentidos até às 11h desta sexta-feira, dia 13, em decorrência do incêndio na noite de ontem, dia 12. Somente a marginal do viaduto permaneceu liberada ao tráfego. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes colocou em prática um plano de ação para minimizar os impactos. Na região, o trânsito ficou caótico deste as primeiras horas da manhã.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Marginal Tietê e a avenida do Estado são opções para os motoristas que saem da Vila Prudente e da Mooca. Mesmo assim, os motoristas enfrentam bastante lentidão para conseguirem acessar essas vias.

A avenida Celso Garcia é outra alternativa. Uma faixa reversível foi montada no sentido centro da via no período da manhã. A CET também recomenda que, se possível, os motoristas evitem a região. Foram colocados 30 painéis luminosos em pontos estratégicos alertando os motoristas sobre o problema do viaduto.

Ônibus

A São Paulo Transportes (SPTrans) informa que seis linhas de ônibus, sendo duas de trólebus, operam com desvios de itinerários:

2100/10 Term. Vila Carrão – Praça. da Sé
Desvio no sentido centro: normal até a Rua dos Trilhos, retornando ao Terminal Vila Carrão.

3160/10 Term. Vila Prudente – Term. Parque D. Pedro ll
Desvio no sentido centro: normal até a Rua dos Trilhos, retornando ao Terminal Vila Prudente.

174M/10 Vila Sabrina – Museu do Ipiranga

274P/10 Penha – Metrô Vila Mariana

573H/10 Hospital Sapopemba – Metrô Bresser

2101/10 – Praça Silvio Romero – Praça da Sé

 

Grande incêndio nos baixos do viaduto Alcântara Machado


Durante cerca de duas horas na noite de ontem, dia 12, o viaduto Alcântara Machado, na divisa da Mooca com o Brás, sofreu o impacto das chamas de um grande incêndio ocorrido na parte de baixo, onde mais de 100 famílias ocupavam a área.

O equipamento permaneceu totalmente bloqueado, em ambos os sentidos, desde a noite de ontem até cerca das 11h desta sexta-feira, dia 13. Sobrou apenas a marginal do viaduto para comportar o trânsito neste período. Congestionamentos se espalham por toda a região nesta manhã .

O fogo nos baixos do viaduto começou por volta das 19h e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros depois das 21h. Foram utilizadas 13 viaturas na operação que foi encerrada somente depois das 23h. Não houve vítimas.

De acordo com a Prefeitura, 103 famílias viviam no local. A Secretaria de Assistência Social ofereceu os abrigos municipais para os desalojados, mas segundo o governo municipal, apenas uma pessoa aceitou o acolhimento. “É uma área em que desde o início da gestão a gente vem tratando da reintegração de posse e esse é um daqueles casos em que tentamos acordo no poder judiciário e, às vésperas de marcarmos a ação, temos essa fatalidade”, explicou o prefeito Bruno Covas (PSDB) que esteve no local na noite de ontem.

Neste final de semana serão executados serviços de limpeza, onde houve o incêndio, e corpos de prova (amostra de material) começarão a ser retirados da estrutura do viaduto para passarem por análise.

Marcas do grande incêndio no viaduto na manhã desta sexta-feira. (Foto: Edson Lopes Jr. / Secom)