Desde o último sábado, dia 31, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou o trânsito no novo trecho da rua Apiteri, entre as avenidas Secondino e Anhaia Mello, no Jardim Independência. Na esquina da rua com a Anhaia Mello também foi aberto o canteiro central da avenida, possibilitando aos motoristas as opções de seguir para o sentido bairro ou centro da Anhaia Mello. Foram instalados semáforos no cruzamento.
O trecho foi alvo de muitas reclamações por meses. O prolongamento da rua Apiteri foi construído pelo Metrô em área remanescente do terreno utilizado para unir os trilhos elevados da Linha 15-Prata ao Pátio Oratório de trens. Porém, a empresa responsável pelos trabalhos abandonou as obras no final do ano passado e a via permaneceu interditada e sem segurança por meses, servindo como ponto para usuários de drogas e despejo irregular de lixo. O Metrô rescindiu o contrato com a antiga empresa, que foi multada, e relicitou as obras da Linha 15, inclusive o término da rua Apiteri.
A Prefeitura alegava que enquanto o Metrô não concluísse os trabalhos previstos e entregasse oficialmente a rua, nada podia ser feito por parte do governo municipal.
Alterações viárias
A CET ressaltou que a abertura da via com ligação direta da avenida Oratório para a avenida Anhaia Mello, contribuirá para fluidez do trânsito da região. Confira as alterações viárias promovidas no trecho desde o último dia 31:
– a rua Apiteri passou a ser mão única de direção no sentido da avenida do Oratório para a avenida Secondino.
– entre as avenidas Secondino e Anhaia Mello, a rua Apiteri tem mão dupla.
– foram instalados semáforos na esquina da rua Apiteri com a avenida Anhaia Mello
– abertura do canteiro central da Anhaia Mello com a rua Apiteri, possibilitando ao motorista cruzar para o sentido centro da avenida.