Linha da Vila Ema não circula aos domingos


A linha 314 V/10 Vila Ema – Praça Almeida Jr. não irá mais atender os passageiros aos domingos e feriados. A alteração vale desde o último dia 18.
Como alternativa, a São Paulo Transportes (SPTrans) orienta que os usuários utilizem as linhas 3390/10 São Mateus – Terminal Parque Dom Pedro II e 5145/10 Terminal Sapopemba – Praça Almeida Jr.
A Folha questionou o motivo da mudança e a SPTrans respondeu que “se trata de adequação da oferta de transporte público à necessidade da demanda existente nessa região”.
Usuários reclamam
Muitos passageiros ficaram insatisfeitos com a alteração feita pela SPTrans. Entre as queixas, foi ressaltado que as linhas sugeridas como alternativa não circulam na rua Uhland, na Vila Ema, o que obrigará o muitos usuários a subirem e descerem ladeira para pegarem o coletivo. Moradores também criticaram que outras linhas já deixaram de circular na Vila Ema e a oferta fica cada vez mais precária na região. Também argumentaram que aos domingos o intervalo das viagens é sempre maior e com uma linha a menos, os passageiros ficarão mais tempo aguardando no ponto de ônibus.

 

 

Curso gratuito para Terceira Idade sobre Tecnologia na Fatec Ipiranga


Até a próxima sexta-feira, dia 23, estão abertas as inscrições para o curso “Melhor Idade no Mundo da Tecnologia”. Será a oitava turma na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Ipiranga e as aulas gratuitas têm o objetivo de proporcionar o acesso ao uso de computadores em suas aplicações mais básicas, como navegação na internet e e-mails, e o uso de aparelhos celulares e smartphones.
São oferecidas vinte vagas por semestre. O curso terá início no próximo dia 28 e acontece às quartas-feiras, das 9h às 11h, até 4 de dezembro.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente na secretaria da Fatec, das 10h às 12h, das 15h às 17h e das 18h30 às 20h, ou por meio do link: https://forms.gle/TeevvMzVy88Eax8D9
A Fatec Ipiranga fica na rua Frei João 59. Mais informações pelo telefone 5061-0298 ramal 208.

 

 

Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada


São Paulo enfrenta um surto de sarampo e a Prefeitura continua insistindo para a população se imunizar. Na cidade já são quase mil casos da doença – que estava erradicada. Apesar de a campanha de vacinação ter sido iniciada há mais de dois meses, pouco mais de 35% dos jovens entre 15 e 29 anos foram receber a dose até o último dia 15, um dia antes do término previsto da ação. Entre os bebês de 6 a 11 meses, a cobertura vacinal era de menos de 42%.  Diante da baixa adesão, a Prefeitura decidiu estender a campanha até 31 de agosto para esses grupos prioritários.

A Prefeitura alerta que todas as crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas durante a campanha e essa vacina não será válida para a rotina, devendo ser agendada uma nova dose aos 12 meses de idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Todas as pessoas entre 15 e 29 anos também devem ser vacinadas, independente do número de doses anterior.

“A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, é eficaz em 97% dos casos e é a única forma de prevenir o contágio com o sarampo, que é uma doença infecciosa de elevado potencial de disseminação”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Maria Lígia Nerger. A dose está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que segue com as ações de bloqueio quando há notificação de casos suspeitos de sarampo. As ações têm objetivo de interromper a transmissão da doença, independente da confirmação do diagnóstico. Os bloqueios são feitos na residência do paciente com suspeita, bem como nos locais frequentados por ele, como escola ou trabalho. Neste ano já foram realizadas mais de três mil ações do tipo em toda a cidade.