Mesmo sem campanha, região tem vacinas gratuitas


A campanha de vacinação antirrábica que tradicionalmente acontece neste mês de agosto, quando são espalhados diversos postos volantes pelos bairros, foi cancelada porque São Paulo alega que não recebeu as doses solicitadas ao Ministério da Saúde. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que não houve suspensão da vacinação de rotina que acontece em 13 postos permanentes da Divisão de Vigilância de Zoonoses em diferentes áreas da cidade. Na região, proprietários de cães e gatos podem imunizar os animais gratuitamente na unidade da rua Ettore Ximenes, s/nº, na Vila Prudente (anexo ao prédio da unidade básica de saúde); e na rua dos Trilhos, 869, na Mooca.

Os dois postos de vacinação da Prefeitura funcionam de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Não é necessário agendamento. Basta o dono do cão ou gato apresentar a documentação pessoal e os animais devem estar saudáveis. A vacina anual é obrigatória para cães e gatos com mais de três meses de idade.

A Secretaria esclarece ainda que outra medida importante para proteger cães e gatos domésticos contra a raiva é não deixar que saiam sozinhos de casa para evitar o contato com animais doentes.
A cidade de São Paulo não registra casos de raiva em cães e gatos desde 1983. A Secretaria informou que já está providenciando a compra de doses de vacina antirrábica diretamente de laboratórios para garantir que não tenha interrupção das ações consideradas prioritárias.

Causada por um vírus, a raiva não tem cura e tem letalidade de praticamente 100%. A única forma de prevenção é a vacinação.