Portador de HIV não consegue marcar consulta na Vila Prudente

O promotor de vendas Fabio Striatto, 38 anos, é portador do vírus HIV desde 2004 e há dois anos, após se mudar para a Mooca, passou a fazer o tratamento e acompanhamento no Ambulatório de Especialidades DST/AIDS Vila Prudente – unidade da Prefeitura que fica na praça do Centenário e é referência para o atendimento de soropositivos na região. Além de medicamentos de uso contínuo, ele precisa ser avaliado por um médico infectologista a cada quatro meses, para o controle do vírus. No entanto, afirma que está há oito meses sem conseguir agendamento na unidade e, consequentemente, sem o receituário para os remédios.

Striatto conta que no ambulatório de Vila Prudente, a última consulta aconteceu em janeiro e ainda não conseguiu agendar o retorno. “O acompanhamento tem que ser realizado de forma ininterrupta para não haver complicações, mas isso não está acontecendo. Durante um ano são necessárias pelo menos três avaliações da minha carga viral, em um intervalo de quatro meses cada, mas a unidade está sem infectologista para realizar este importante serviço. Assim como eu, várias outras pessoas devem estar desamparadas”, explica Striatto. Ele também denuncia a falta de psicólogos, psiquiatras e dentistas na unidade.

Outro grave problema relatado é que, devido à dificuldade em agendar a consulta, ele não consegue renovar a receita para retirar os medicamentos de uso contínuo para portadores de HIV. “Preciso controlar meu CD4 (células do sistema imunológico alvo do vírus HIV). Sem o medicamento podem ocorrer oscilações e recaídas”, completou.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade possui um médico infectologista, um ginecologista, um pediatra, dois dentistas e um psicólogo. Foi ressaltado que outros dois infectologistas serão contratados até o próximo mês. O órgão esclareceu que nos últimos oito meses dois profissionais se aposentaram e um terceiro pediu desligamento do serviço público, porém nenhum paciente ficou desassistido, pois outro infectologista permanece em atendimento e outros dois médicos continuam fazendo prescrições e avaliações de exames. A Secretaria acrescentou que atualmente cerca de 1.360 pacientes soropositivos realizam acompanhamento na unidade, que não conta com psiquiatra em seu quadro, mas, quando constatada a necessidade, o paciente é encaminhado para outro equipamento da rede. (Gerson Rodrigues)

Festa de Santo Emídio neste sábado e domingo


A 79ª edição da Festa de Santo Emídio chega ao último fim de semana. A programação neste sábado, dia 17, começa às 19h e prossegue até as 22h30 no salão da paróquia. A festa conta com fogazza, pizza, pernil, polenta, batata frita, doces e bebidas. Também acontecem rodadas de bingo.
No domingo, dia 18, haverá a tradicional cantina italiana das 12h às 15h.
Paróquia Santo Emídio: rua Ingaí, 67, Vila Prudente.

Legião Mirim consegue permissão de uso do imóvel

Na manhã de ontem aconteceu a formatura de mais 130 jovens atendidos pela Legião Mirim de Vila Prudente. A cerimônia foi marcada pela presença do prefeito Bruno Covas (PSDB) que, além de ser o paraninfo dos alunos, assinou um decreto concedendo à entidade a permissão de uso do imóvel localizado em terreno municipal na rua João Batista Mendo, 200, no Jardim Avelino. Devido a recentes exigências legais, a falta deste documento colocava em risco a continuidade de convênios firmados com a Prefeitura, os quais são os principais financiadores do trabalho desenvolvido há cerca de 40 anos pela Legião Mirim. Também participaram do evento os secretários municipais de Licenciamento e de Assistência Social, Cézar Azevedo e Berenice Giannela, respectivamente; o subprefeito de Vila Prudente José Antônio Varela Queija e os vereadores Edir Sales (PSD) e Gilson Barreto (PSDB).

De acordo com a diretoria da Legião Mirim, as tratativas com a Prefeitura para conseguir a permissão começaram em 2012 e caminhavam lentamente. “Há poucos meses, com a ajuda da vereadora Edir Sales, nos reunimos com o prefeito e mostramos a importância de contar com a permissão de uso do imóvel. Em pouco tempo essa questão foi resolvida e hoje o decreto de autorização foi assinado”, contou a presidente Regina Celia Cuzziol.

O prefeito falou sobre a importância da parceria entre a entidade e a Prefeitura. “É uma alegria muito grande poder ser parceiro de uma instituição como essa. Conhecemos o importante trabalho desenvolvido, o qual deve ser apoiado e crescer cada vez mais. A Prefeitura não tem a menor intenção de criar qualquer dificuldade que possa comprometer o que vem sendo realizado e muito menos a de reaver este espaço que transforma a vida de muitos jovens. O próximo passo agora é a criação de um projeto de lei para, assim que aprovado, permitir que a entidade permaneça segura por pelo menos 50 anos”, afirmou Bruno Covas.

A Legião Mirim é uma instituição civil sem fins lucrativos que tem como objetivo proporcionar para jovens carentes oportunidades de inclusão no mercado de trabalho, através de ações educativas. Desde a fundação em 1978, mais de 15 mil já foram encaminhados para empresas. A cada três meses cinco turmas são formadas nos cursos oferecidos, incluindo meninos e meninas. (Gerson Rodrigues)

Sábado de futebol americano na região

Um clássico São Paulo x Rio abre a segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano neste sábado, dia 17. O Mooca Destroyers enfrenta o Delta RJ a partir das 19h, no estádio GDR 7 de setembro, na Água Rasa.

A partida contará com a presença de dois jogadores norte-americanos em campo pelo Mooca Destroyers: Yolandus Pratt, Running Back; e Rasheed Nelson, Running Back/Safety.

Os ingressos custam R$ 15 e estão à venda nas unidades da Acqua Academia (rua Camé, 725; rua Itaqueri, 1200; e rua Juventus, 173), entre outros pontos da Mooca. Somente se restarem ingressos haverá venda no estádio. Os portões abrem às 18h.

GDR 7 de setembro: rua Bom Jesus, 707, Água Rasa – telefone: 2965-2689.