Falta de manutenção em quadra pode acabar com projeto social

Há quatro anos crianças e jovens da comunidade de Vila Prudente são atendidos pelo projeto social Futvida, que tem o objetivo de proporcionar atividade física e lazer através de aulas de futebol. O trabalho acontece na quadra esportiva municipal existente na confluência das avenidas Doutor Francisco Mesquita e Anhaia Mello, sob o viaduto Grande São Paulo. Porém, devido à falta de manutenção no espaço, mais de 350 crianças e jovens podem ficar sem a valiosa atividade.

De acordo com o coordenador do projeto, Leandro da Silva Santos, que realiza o trabalho de forma voluntária, além dos problemas corriqueiros, como a falta de limpeza, ausência de pintura no piso e iluminação precária, há algum tempo o alambrado tem dado choque após um dia de chuva. “Estou muito preocupado com esta situação. Tenho medo de que algo mais grave possa acontecer com algum participante do projeto. Se a Prefeitura não fizer nada terei que acabar com as aulas, pois este é o único espaço que temos disponível para atender essas crianças e jovens”, comentou Santos com muita tristeza. “É difícil acabar com a única atividade de lazer deles, mas, por segurança e precaução, será a única saída”, completou.

O coordenador conta que o sistema de iluminação da quadra está danificado há muito tempo e tem funcionado de forma improvisada. “Nossas aulas acontecem à noite e contamos apenas com a luz do poste existente fora da quadra, que tem a função de iluminar a praça ao lado. É muito ruim não ter o respaldo da Prefeitura e perceber a falta de reconhecimento da importância do nosso projeto”, declarou Santos.

Segundo frequentadores, a intervenção mais recente da Prefeitura na quadra aconteceu em novembro de 2015, quando o alambrado foi trocado e o piso foi pintado. Na ocasião a praça Orlândia, que fica ao lado, também foi revitalizada e recebeu mesas e bancos. “O ideal seria a implantação na praça de um playground para a garotada e aparelhos de ginásticas para os adultos e pessoas da terceira idade. Tenho certeza que seria muita mais útil”, finalizou o coordenador.

A Subprefeitura de Vila Prudente informou que fará vistoria no local e será programada uma intervenção no espaço para a próxima semana. Foi ressaltado que o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) encaminhará uma equipe de manutenção com prioridade e, caso necessário, realizará a manutenção no sistema de iluminação.

O projeto

As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 19h às 20h30, e são divididas por idade. Às segundas-feiras as atividades são para crianças de 5 a 9 anos, de terça 10 a 13 anos, de quarta-feira para alunos de 14 a 16 anos e de quinta-feira para jovens de 17 a 19 anos. Às sextas-feiras não há aulas.

O projeto é totalmente gratuito e o material utilizado é fruto de arrecadações entre a própria comunidade. Mais informações sobre o projeto pelo telefone: 95761-0720. (Gerson Rodrigues)

Sistema de iluminação está danificado

 

Atrações especiais seguem no Museu da Imigração

Além de ser um ambiente cultural bastante agradável e com um belo jardim, o Museu da Imigração é uma boa opção durante as férias escolares. Até o próximo dia 28, o espaço oferece programação gratuita em um espaço lúdico repleto de atrações, inclusive para bebês.

O “Mundo de Brincar”, sucesso desde a sua primeira edição, proporciona momentos de alegria e descobertas com brinquedos educativos, jogos de tabuleiro, cama elástica, cantinho para leitura, desenhos para colorir, piscina de bolinhas, entre outros. O ambiente, para as crianças de até 10 anos acompanhadas de um adulto, funciona de quarta a domingo, das 11h às 17h, sem inscrição prévia.

Partindo do princípio que desenhar promove o desenvolvimento cognitivo e o aperfeiçoamento da coordenação motora, o Núcleo Educativo do museu convida as crianças de 7 a 11 anos e as famílias a colocarem em prática essa técnica no dia 24, a partir das 15h. Os interessados devem enviar e-mail para inscricao@museudaimigracao.org.br.

Museu da Imigração: rua Visconde de Parnaíba, 1.316,  Mooca – telefone: 2692-1866. Funcionamento de terça a sábado das 9h às 17h e domingos das 10h às 17h. Ingresso R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Grátis aos sábados.