Em meio à crise financeira, os Correios – empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondência no Brasil – está tentando enxugar a estrutura administrativa e fechou neste primeiro semestre, 161 agências no país. Grande parte fica no estado de São Paulo, com 26 unidades encerradas, sendo 15 na capital paulista. Na região, a agência da rua da Mooca, 2228, foi desativada no último dia 5.
A maioria das unidades fechadas ocupava imóveis alugados, mas, no caso da agência da Mooca, a mesma estava em prédio próprio dos Correios.
Segundo a estatal, os motivos são “readequação da rede de atendimento e da força de trabalho”. A empresa garantiu que “os atendimentos serão absorvidos por outras agências próximas, sem prejuízo da comunidade e da oferta de serviços e produtos”.
Os empregados das unidades desativadas foram transferidos para outras com vagas ou optaram pelo reenquadramento de atividade. Quem era atendente comercial das agências que foram fechadas podia pedir transferência para o cargo de carteiro, segundo comunicado interno dos Correios. Outra opção aos atendentes comerciais era aderir ao Plano de Desligamento Voluntário (PDV).
Atualmente três agências funcionam na área próxima à unidade fechada na Mooca: praça Presidente Kennedy, 66 (segunda à sexta, das 10 às 18h); rua da Mooca, 3107 (segunda à sexta, das 9 às 17h); rua Jumana, 349 (segunda à sexta, das 10 às 18h).
Corte de custos
Entre 2015 e 2016, a empresa acumulou prejuízos de R$ 4 bilhões. Uma das medidas foi fechar agências no país. Em 2017, foram 250 unidades localizadas em municípios com mais de 50 mil habitantes. No ano passado foram 41.
“A iniciativa tem, dentre outros objetivos, assegurar maior produtividade e garantir unidades rentáveis, sem comprometer, no entanto, a universalização dos serviços postais”, informou a empresa pública. Os Correios têm cerca de 11 mil pontos de atendimento em mais de 5.500 municípios brasileiros.
Relação de agências disponíveis na região
– Rua do Oratório, 2424, Alto da Mooca.
– Avenida Álvaro Ramos, 2227, Água Rasa.
– Avenida Paes de Barros, 3247, Vila Prudente.
– Praça Presidente Kennedy, 66, Mooca.
– Rua da Mooca, 3107, Mooca.
– Rua Jumana, 349, Mooca.
– Avenida do Oratório, 4666, Jardim Guairacá.
– Rua Costa Barros, 246, Vila Alpina.
– Rua Herwis, 923, Vila Zelina.
– Rua Doutor Gabriel de Resende, 437, Vila Invernada.