Na quarta-feira, dia 5, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Cada vez mais aumentam as discussões sobre a necessidade de diminuir as ações prejudiciais e um dos pilares da luta para minimizar a degradação ambiental é a coleta seletiva de lixo. Além de auxiliar na reciclagem de diversos tipos de materiais que seriam descartados em lixões e aterros, a ação gera muitos empregos. De acordo com dados da Prefeitura, o serviço recolhe na cidade cerca de 280 toneladas de recicláveis por dia, uma média de 7 mil toneladas por mês. Embora a quantidade seja expressiva, por enquanto, não são todas as ruas da capital que contam com a coleta porta a porta. Na região, todas as vias na área administrada pela Subprefeitura de Vila Prudente são contempladas, já na jurisdição da Subprefeitura Mooca 70% das ruas possuem o serviço de recolhimento destes materiais.
De acordo com a Prefeitura, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) trabalha na elaboração de um projeto de expansão da coleta seletiva porta a porta e a intenção é, em breve, passar a cobrir todas as ruas dos 96 distritos da capital. Atualmente esse trabalho na cidade é operado por duas empresas que realizam o recolhimento do resíduo e fazem a triagem do material: Loga e Ecourbis. No site delas é possível consultar as ruas atendidas e os dias e horários em que os caminhões passam. A coleta na região da Mooca é realizada pela Loga: www.loga.com.br, e na Vila Prudente pela Ecourbis: www.ecourbis.com.br.
Assim que os resíduos são coletados, o material reciclável é encaminhado para as Cooperativas de Catadores e para Centrais Mecanizadas de Triagem. Nesses locais, o que foi recolhido passa por um processo de seleção – onde os resíduos são separados, compactados e comercializados para empresas e indústrias, proporcionando emprego e geração de renda.
Entrega voluntária
Nas áreas que ainda não são contempladas pela coleta seletiva porta a porta, os munícipes têm a opção de descartar os resíduos separados em um dos 1.600 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) instalados pela Prefeitura em locais específicos para receber materiais recicláveis, como parques e clubes da comunidade, entre outros.
Outra opção para entrega voluntária são os 102 Ecopontos espalhados pela cidade, que, além de receberem entulho, também servem de ponto para descarte de materiais recicláveis. Todas as unidades funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. (Gerson Rodrigues)