O governador João Doria (PSDB) e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciaram hoje, dia 3, a retomada da expansão da Linha 2-Verde do Metrô. De acordo com eles, estão sendo iniciados imediatamente os projetos executivos do trecho de 8,3 km e oito estações, a partir da estação Vila Prudente até a Penha. A meta é dar a largada das obras no primeiro trimestre de 2020. Quando o novo trecho for concluído, passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo.
Conforme divulgado oficialmente, o Governo do Estado vai investir R$ 5,5 bilhões para a elaboração dos projetos, desapropriações e execução das obras civis do novo trecho. Parte deste valor já foi utilizado na desapropriação de 96,5% dos 226 imóveis necessários para a obra. Na região, os terrenos para construção das estações Orfanato, Água Rasa e Anália Franco já tiveram todos os antigos imóveis demolidos. O Metrô ainda vai elaborar a licitação para a aquisição de 22 novos trens para a Linha 2, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e controle, telecomunicações, portas de plataforma e auxiliares.
As estações a serem construídas na Linha 2 são: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. Conforme estudos do Metrô, com o novo trecho, serão transportadas diariamente mais 377 mil pessoas. A Linha 2 passará a ter conexão também com as linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da CPTM.
“A expansão da Linha 2 é uma demanda importante dos moradores da zona leste e a retomada desse projeto é resultado de um esforço de gestão alinhado ao nosso compromisso para melhorar a cada dia a prestação de serviço aos passageiros”, afirma o secretário Alexandre Baldy.
Para a expansão da Linha 2, o Metrô dividiu os trabalhos em oito lotes e contratou a execução em 2014, por meio de licitação. Porém os contratos foram suspensos por duas vezes, pois o Governo alegava restrições orçamentárias e financeiras.
Quando chegar até a Penha, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena e conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa) 3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente) e 11-Coral (Penha). Transportará mais de 1,1 milhão de pessoas por dia. (Kátia Leite)
Leia também: Prolongamento da Linha 15 até a estação Ipiranga está engavetado.