Conforme a Folha antecipou, neste sábado, dia 11, começa a operação assistida no Terminal Central Vila Prudente de ônibus, construído no canteiro da avenida Anhaia Mello, na altura do número 1359, em frente às estações de metrô e monotrilho. A informação dada com exclusividade pelo secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, no último dia 3. De acordo com ele, a inauguração oficial está prevista para o dia 20 com a presença do prefeito Bruno Covas (PSDB).
“Vamos iniciar o funcionamento do Terminal Central, em fase de testes, para acertar todos os detalhes operacionais das linhas até a inauguração oficial”, explicou o secretário. “A estimativa é atender 150 mil passageiros diariamente”, informou.
O amplo terminal foi construído pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e para a São Paulo Transportes (SPTrans) iniciar as operações no local, dependia da assinatura de contrato de entrega do espaço físico entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Porém, a SPTrans recusou o recebimento do prédio algumas vezes por causa de pendências que precisavam ser resolvidas pela empresa contratada pelo Metrô.
Prometido desde a inauguração da estação Vila Prudente de metrô em 2010, a construção do terminal foi iniciada apenas em 2016 e a previsão de conclusão era dezembro de 2017. Segundo o Metrô, o cronograma de obras precisou ser alterado em função de atraso na obtenção das autorizações para a readequação e melhorias do viário no entorno. Também houve necessidade de remodelação da iluminação pública.
O novo terminal oferece acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida por meio de elevadores, rampas de acesso e piso tátil, além de contar com escadas rolantes. O espaço também terá máquinas de autoatendimento para recarga de Bilhete Único e um posto de atendimento da SPTrans que disponibilizará serviços como venda e restituição de créditos do Bilhete Único.
O Terminal Central tem interligação direta com a Linha 2-Verde de metrô e a Linha 15-Prata de monotrilho e os passageiros podem realizar a integração por meio do Bilhete Único. Outros dois terminais complementam o serviço de ônibus municipais no trecho. O Terminal Norte, em funcionamento desde outubro de 2017, fica na rua Trocari. O Terminal Sul, na rua Correia Barros, começou a operar em agosto de 2018. Segundo a SPTrans, neste ponto da Vila Prudente, a população será atendida por 29 linhas diurnas e sete noturnas. (Kátia Leite)
Leia mais:
Mais de 30 linhas atendem os terminais na Vila Prudente