A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou na noite de ontem, mudanças de sinalização de trânsito no cruzamento das avenidas Anhaia Mello e Dr. Francisco Mesquita, na Vila Prudente. A principal delas foi a retirada do semáforo implantado na subida do viaduto Grande São Paulo, sentido centro. Desde a instalação do equipamento em junho de 2009, motoristas reclamam da falta de segurança enquanto aguardavam a abertura do semáforo.
O primeiro crime grave no local aconteceu menos de seis meses depois da instalação. Na noite de 4 de novembro de 2009, um representante comercial de 47 anos foi assassinado durante tentativa de roubo, enquanto esperava o farol do cruzamento abrir. Mas, os casos de violência persistiram nos últimos anos, inclusive com arrastões na avenida Dr. Francisco Mesquita, principalmente no período da manhã, quando se formam os congestionamentos. Muitos motoristas alegavam que a fluidez do trânsito será melhor sem o equipamento.
Mesmo com as constantes reclamações de motoristas de que os casos de assaltos no trecho aumentaram após a implantação do semáforo, a CET defendia que o equipamento “foi instalado para administrar o conflito veicular no cruzamento, principalmente no horário de pico da manhã”. Em dezembro de 2011, após novos questionamentos da Folha, a CET alegou que o semáforo operava no amarelo intermitente fora dos horários de pico. No entanto, esse modo de operação não foi contínuo e no período noturno era comum se deparar com o farol no vermelho.
Como fica
Com a retirada do semáforo, a CET está canalizando o trânsito da avenida Anhaia Mello para as três faixas de rolamento da direita. O tráfego da avenida Dr. Francisco Mesquita é canalizado para as duas faixas da esquerda. Foi informado ainda a implantação de semáforo com botoeira para travessia de pedestres na Anhaia Mello.
De acordo com a CET, as medidas visam melhorar as condições de segurança e fluidez no trânsito da região. (Kátia Leite)
Enfim retiraram o desnecessário semáforo que nunca deveria ter sido instalado. Pena que tenha causado vítimas de crimes.
Bastante inteligente. Como as pessoas atravessam a rua? Só empurraram o trânsito para 100 metros adiante