A Lituânia, país Báltico do Norte da Europa, que conta com grande comunidade de imigrantes e descendentes na Vila Zelina, ganha pelo segundo ano consecutivo o festival Labas! O evento acontece nestes sábado e domingo, dias 4 e 5 de maio, das 11h às 18h, na Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa. A entrada é franca.
Organizado em conjunto com o Consulado Geral da Lituânia em São Paulo e a Comunidade Lituano–Brasileira, o Festival terá gastronomia, exposições, danças, contos, tradições, oficinas e artesanato típico da Lituânia, país de origem da família de Ema Klabin.
Na área gastronômica, o público poderá experimentar pratos típicos como o Virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo e molho branco), o Kugelis (torta de batata ralada com bacon), o Agurkai (pepino em conserva) ou Kopūstai su dešrelėmis (repolho cozido com linguiça). Ou levar para casa delícias como: Arenque curado (peixe em conserva das regiões do Atlântico Norte e do Mar Báltico) e Krupnikas (licor artesanal feito de mel), além de conservas e biscoitos artesanais.
O público será convidado a participar de oficinas recreativas de dança lituana e em seguida, acompanhar as apresentações de grupos tradicionais. Também haverá exposição e venda de artesanato típico, além de oficinas como a da técnica do Margučiai, para decorar ovos de galinha, símbolo da Páscoa lituana; e a Karpiniai, arte de recortes em papel de cristais de gelo.
Outras atrações são as duas exposições fotográficas “Lituânia por Desvendar” e “Como aos Domingos”, além de uma instalação artística que ficarão expostas na Casa-Museu até 2 de junho.
Quem estiver pensando em viajar para a Lituânia, pode aproveitar as palestrar da cônsul-geral em São Paulo, Laura Tupe. Nos dias 4 e 5, das 15h às 16h, ela dará dicas sobre a cultura local, os principais lugares turísticos e quanto tempo se dedicar a cada um desses pontos.
Fundação Ema Klabin: rua Portugal, 43, Jardim Europa.