No último dia 28 aconteceu no centro social da paróquia São Rafael, na Mooca, reunião para discutir a proposta defendida há 15 anos pela Folha, da criação de um parque público no terreno de quase 100 mil m², entre as ruas Dianópolis e Barão de Monte Santo, onde a Esso teve depósitos de combustíveis por mais de 50 anos que acabaram contaminando o solo e as águas subterrâneas. O convidado especial foi o vereador Gilberto Natalini (PV), ex-secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, que em fevereiro deste ano protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei 32/2018 que cria o Parque Municipal na área em questão. Também estiveram presentes o vereador Adilson Amadeu (PTB), o ex-deputado estadual Adriano Diogo (PT), membros do Movimento M10, a historiadora e jornalista da Mooca, Elizabeth Florido, e o responsável pelo grupo Muda Mooca, Danilo Bifone.
Na ocasião, o M-10 entregou ao vereador Natalini mais de 20 mil assinaturas colhidas na região em prol da implantação do parque. Natalini frisou a importância da mobilização popular na causa. “O Projeto de Lei não é garantia de sucesso. Pode ser aprovado na Câmara Municipal, chegar ao prefeito e ser vetado. Em todas as causas, o que conta muito é a pressão popular. Temos ciência que a área em questão é bastante valorizada, mas, com vontade política, acredito em uma negociação com os proprietários”, afirmou o vereador. Em fevereiro deste ano a equipe técnica do edil confirmou junto à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) que o terreno está livre dos poluentes.
Natalini abordou ainda sobre a necessidade da Mooca contar com mais áreas verdes, pois o bairro é uma das regiões com o menor índice de cobertura vegetal na cidade, o que exerce influência direta na saúde e qualidade de vida das pessoas. O vereador ressaltou ainda o empenho de outros parlamentares que nos últimos anos também se empenharam na causa, como o ex-deputado Adriano Diogo que esteve diversas vezes na Cetesb cobrando rigor no processo de descontaminação da área e participou de diversas reuniões promovidas pela Folha.