Inaugurado em 2009, no antigo Palácio das Indústrias, o Museu Catavento chegou aos nove anos no último dia 26 e com motivos para comemorar. O museu da Secretaria da Cultura do Estado já recebeu mais de quatro milhões de pessoas, somente no ano passado, foram 560 mil visitantes.
O espaço conta com mais de 250 instalações divididas em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, todas elaboradas com iluminação e sons que criam atmosferas envolventes. E novas atrações são abertas constantemente, como o borboletário e a sala de realidade virtual Dinos do Brasil, inaugurada em fevereiro do ano passado, que proporciona aos visitantes uma experiência imersiva e interativa pelo território brasileiro na era mesozoica – entre 250 milhões e 65 milhões de anos atrás.
Outra novidade do espaço é o “Mundo das Abelhas”, aberto em dezembro e que destaca a importância das abelhas para a manutenção da biodiversidade.
Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs fabricada em 1888 na Inglaterra e o avião DC-3 de 1936, utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.
A própria arquitetura do prédio onde o museu está instalado é outro atrativo. É tombado pelo Conselho de Patrimônio Histórico do Estado e foi projetado pelo arquiteto Domiziano Rossi, sócio do escritório Ramos Azevedo. A edificação adota o estilo eclético, herança da moda em vigor na Itália na virada do século XIX para o século XX.
Catavento Cultural e Educacional: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº, Parque Dom Pedro II. Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17h. Ingresso R$ 10. Grátis aos sábados. Mais informações: www.cataventocultural.org.br.