Aos poucos, o cenário na região vai mudando para a futura expansão da Linha 2-Verde, a partir da estação Vila Prudente do metrô. Além dos terrenos desapropriados que já passaram pelo processo de demolição dos antigos imóveis na Santa Clara, também houve a derrubada de residências e comércios na rua do Orfanato, nas esquinas com a rua Doutor Sanareli e com a rua do Oratório. Nos locais ficarão as futuras estações Água Rasa e Orfanato, respectivamente. Agora, também foi iniciada a demolição de imóveis na rua Falchi Gianini, trecho que o Metrô utilizará como poço de ventilação.
O Metrô explicou que após o término da demolição de três imóveis na Falchi Gianini, será feita a limpeza e conservação da área, além do fechamento do terreno para manter a segurança do local. Ressaltou ainda que há vigilância motorizada.
No entanto, não há previsão para o início da obra de prolongamento da Linha 2 até a Dutra. Segundo o Metrô, a ampliação está suspensa “em razão da crise econômica que atingiu o país nos últimos anos e inviabilizou a obtenção de financiamento junto ao Governo Federal”. A nota enviada à Folha diz ainda que a Companhia prioriza investimentos na conclusão das obras já em andamento: 15-Prata e 17-Ouro do monotrilho, Linha 4-Amarela e 5-Lilás. (Kátia Leite)