Na noite do último sábado, dia 18, um tiroteio na esquina da rua José Gonçalves Galeão com a avenida Francisco Falconi, no Jardim Avelino, assustou a vizinhança e quem passava pelo local. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, cinco suspeitos armados tentaram roubar veículos que estavam parados no trecho, mas foram surpreendidos por um policial civil que jantava em um restaurante no local.
A Secretaria informou que o policial tentou efetuar a prisão, mas os criminosos atiraram contra ele, que precisou reagir. Três assaltantes fugiram no veículo utilizado na ação e outros dois fugiram a pé, sendo que um deles foi capturado. Por ser menor, o detido foi encaminhado para a Fundação Casa.
Através de imagens de uma câmera de segurança que flagrou a ação dos criminosos é possível observar uma viatura da Polícia Militar passando pelo local no momento do crime, mas, mesmo com o veículo utilizado pelos assaltantes parado quase no meio da avenida Francisco Falconi, os policiais não pararam.
A Secretaria ressaltou ainda que foram realizadas buscas pela região para encontrar os demais envolvidos, mas não foram localizados. O caso foi registrado no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que continuará com as investigações.
Sobre a viatura policial que passa pelo local no momento do assalto e não para, o 21º Batalhão de Polícia Militar/Metropolitano informou na tarde de ontem que os policiais acreditaram que a movimentação tratava-se do serviço de vallet do estabelecimento que, segundo a pm, estava dentro da normalidade da ordem pública.
A reportagem checou que o estabelecimento não possui o serviço de vallet. (Gerson Rodrigues)