Moradores e comerciantes da Mooca tomaram um grande susto na manhã da última quarta-feira, dia 22. Eles se depararam com o que sobrou de duas antigas e grandes árvores na rua Guaimbé, esquina com a rua Madre Deus. As espécies foram cortadas durante a madrugada e os galhos deixados na calçada. Com isso, surgiram rumores entre os vizinhos de que as árvores tinham sido cortadas ilegalmente durante a madrugada.
“Quando saí do trabalho por volta das 19h, as árvores estavam intactas e hoje (quarta-feira, dia 22) quando cheguei pela manhã encontrei as espécies cortadas no chão. Fiquei sem entender”, contou a funcionária de um comércio localizado na rua Guaimbé que preferiu não citar o nome.
A Folha foi até o local e o funcionário de um estabelecimento existente no trecho informou que o serviço foi realizado pelo Corpo de Bombeiros. A reportagem entrou em contato com o 3º Grupamento de Bombeiros (GB) da Mooca e foi confirmado que o trabalho de corte das espécies foi realizado pela corporação após chamado de árvores em estado crítico e passíveis de queda. Ainda segundo o 3º GB, equipes foram até o local em duas viaturas por volta das 23h30 de terça-feira, dia 20 e permaneceram até as 3h da madrugada. Foi ressaltado que as árvores estavam comprometidas por causa do temporal e foram cortadas para evitar queda sobre veículos e imóveis.
Questionada, a Prefeitura Regional Mooca confirmou que as duas árvores foram retiradas pelo Corpo de Bombeiros por terem sido prejudicadas pela chuva, sendo que uma delas caiu e a outra ficou em situação de risco. Foi ressaltado que a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente será acionada para apurar se realmente as árvores estavam comprometidas e necessitavam de remoção. A Prefeitura não informou se novas espécies serão implantadas no local. (Gerson Rodrigues)