Na semana passada o corte de duas antigas e grandes árvores na rua Guaimbé, esquina com a rua Madre de Deus, gerou muita polêmica na Mooca. As espécies foram cortadas durante a madrugada do último dia 22 pelo Corpo de Bombeiros, após atenderem chamado de árvores em estado crítico. Entre a vizinhança surgiram rumores de que elas tinham sido cortadas ilegalmente. Nesta semana, após questionamento da Folha, a Prefeitura Regional Mooca informou que outra espécie já foi plantada no trecho e, após abertura de novas covas no local, mais duas também serão plantadas.
A ação minimizou a indignação de alguns vizinhos e moradores do bairro. “Não estava aceitando o ocorrido. As árvores que foram cortadas aparentavam estar sadias e a remoção parecia que tinha ocorrido para benefício próprio, mas, como outra espécie já foi plantada e parece que outras duas também serão, fico mais tranquila”, afirmou uma moradora da rua Guaimbé que pediu para manter o nome em sigilo.
Quem também ficou mais aliviada foi o dona de casa Roseli Pessoa, que reside na rua Madre de Deus. “Estava muito chateada com o corte dessas árvores. Se outras forem plantadas será uma prova de que a remoção foi realmente necessária”, declarou Roseli.
A Prefeitura Mooca informou também que a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente foi acionada por se tratar de uma remoção fora do padrão comum, no caso foi emergencial. A administração local esclareceu também que uma equipe da Secretaria fará uma avaliação do serviço executado e irá pedir um posicionamento do Corpo de Bombeiros. (Gerson Rodrigues)