Funcionários e pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Heloísa, que fica na rua Aíres Quaresma, no São Lucas, enfrentaram momentos de pânico no final da tarde do último dia 20. Segundo os relatos, seis homens armados invadiram o posto e de forma violenta roubaram celulares, bolsas e outros pertences.
De acordo com informações de membros do conselho gestor da unidade, o crime ocorreu por volta das 18h30, pouco antes do encerramento do expediente, que acontece às 19h, e a ação dos assaltantes foi bastante agressiva. “Os homens armados renderam o segurança e entraram na recepção da UBS. Todos aparentavam ser jovens. Alguns chegaram a rasgar a roupa de uma funcionária e, além de roubarem celulares e bolsas, pediram chaves de carros que estavam estacionados na rua”, comentou a conselheira gestora Isaura Alves da Silva.
A conselheira relatou ainda a falta de policiamento na região. “É muito difícil vermos uma viatura passando pela redondeza da UBS. Esta é a primeira vez que criminosos entraram na unidade, mas frequentemente são furtados carros de pacientes e funcionários estacionados nas ruas ao redor”, comentou.
Um das enfermeiras da UBS registrou boletim de ocorrência de roubo no 70º Distrito Policial – Sapopemba e o caso foi encaminhado ao 42º DP – Parque São Lucas, responsável pela área onde fica a unidade de saúde.
A Folha entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e aguarda um posicionamento sobre providências para a melhora das condições de segurança da UBS.