Desde o último dia 30, a avenida do Oratório teve um trecho transformado em mão única na altura da rua Apiteri, no Jardim Independência, para execução de obras de galeria de águas pluviais dando continuidade aos trabalhos da Linha 15- Prata do monotrilho. Neste trecho funciona o pátio de trens Oratório. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montou um desvio na avenida com a rua Apiteri e no ponto, é possível trafegar apenas no sentido centro. A previsão é que interdição dure 30 dias.
Durante esse período, os veículos que trafegam pela avenida Oratório, na direção do São Lucas, são desviados à direita na rua Ernesto dos Santos, seguindo até a rua Manuel Siqueira e Sá para retornar à avenida do Oratório. Os ônibus, inclusive os veículos biarticulados, e caminhões também fazem o mesmo trajeto pelas ruas residenciais do Jardim Independência.
Moradores das ruas afetadas pelo desvio torcem para que a obra seja concluída no prazo estipulado. “À noite, fechamos as janelas por causa do barulho dos ônibus acelerando em nossas portas. Mas, o principal temor é que essas ruas estreitas não estão preparadas para receber veículos pesados e se a situação se estender por muito tempo, pode abalar as residências. Esperamos que não chova muito e consigam concluir o trabalho logo”, comenta Antonio Tadeu Mariano, que reside há 35 anos na rua Ernesto dos Santos.