Na terça-feira, dia 10, o prefeito João Doria (PSDB) apresentou uma nova proposta de gestão para a cidade. Com o objetivo de auxiliar as prefeituras regionais no cumprimento de metas de zeladoria – um dos pontos mais criticados pela população-, Doria elegeu seis prefeitos regionais para supervisionarem os trabalhos das demais administrações locais. A Vila Prudente e a Mooca ficarão sob a supervisão do atual prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, que conhece a região, pois é morador da Mooca e já foi subprefeito entre 2005 e 2008. Odloak auxiliará ainda o Ipiranga e a Vila Maria.
Segundo a Prefeitura, o intuito é conseguir acompanhamento mais eficaz de métricas estabelecidas, com ações integradas entre os prefeitos regionais e compartilhamento de experiências e oportunidades.
“Vamos começar alguns estudos de forma compartilhada com as outras regiões para elencarmos as principais necessidades e organizarmos, em conjunto com os prefeitos regionais, os planos de trabalho. Por enquanto ainda estamos na fase de avaliações. Mas sem dúvida será uma maneira de racionalizar e potencializar as ações conjuntas, bem como aproveitar melhor as receitas mais bem sucedidas, por serem áreas mais afinadas”, afirmou Odloak com exclusividade à Folha na tarde de quarta-feira, dia 11.
Outras áreas
De acordo com a nova divisão, o prefeito regional de Santo Amaro, Roberto Arantes, fará o trabalho também em Parelheiros, Grajaú, M’Boi Mirim, Campo Limpo e Cidade Ademar. O prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias, apoiará o Butantã, Vila Mariana, Jabaquara e Lapa. O titular de Tremembé/Jaçanã, Alexandre Pires, ficará responsável por Pirituba, Freguesia do Ó, Casa Verde, Santana e Perus. O prefeito de São Mateus, Fernando de Melo, ficará com Sapopemba, Aricanduva, Penha e Ermelino Matarazzo. Já o regional de Cidade Tiradentes, Oziel de Souza, apoiará São Miguel, Itaquera, Guaianases e Itaim Paulista.
A Prefeitura esclareceu ainda que os 32 prefeitos regionais continuam desempenhando suas atividades normalmente. (Gerson Rodrigues)