Moradores e motoristas que passam pela rua Giestas, na Vila Bela, reclamam da falta de fluidez do trânsito na via, principalmente no trecho entre as ruas Ibitirama e das Roseiras. Segundo eles, são frequentes os entraves entre carros, caminhões e ônibus que acabam bloqueando o tráfego no trecho. Um dos principais motivos do problema relatado são os carros estacionados nos dois sentidos da via, os quais diminuem o espaço para a passagem dos veículos.
“Em vários momentos o trânsito trava e os condutores são obrigados a realizarem manobras. Carros precisam parar para ônibus ou caminhões passarem, mas quando coincide de dois ônibus, em sentidos contrários, passarem pelo mesmo trecho o tráfego para”, contou o lojista Amauri Figueroa que reside na via há 20 anos.
Quem também critica o trânsito na via é o funcionário de uma empresa de manutenção de equipamentos domésticos, Ronaldo Silva Santos. “Um ônibus já amassou meu carro, que estava parado, porque não tinha espaço para passar. Depois que construíram alguns condomínios na via a situação piorou. Muitos carros são deixados na rua e isso acaba atrapalhando o tráfego”, comentou Santos.
Além da questão do estacionamento nos dois lados da rua, que para algumas pessoas deveria ser regulamentado, há quem acredite que transformar a via em mão única também pode facilitar a fluidez. “A rua Giestas deveria apenas seguir sentido à rua Costa Barros ou ao contrário. Assim, a rua Ciclames, que é paralela, seguiria no sentido oposto”, declarou o morador da rua Giestas, Amauri Rossi.
A Folha entrou em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que informou que, após vistoria no local, os técnicos vão elaborar projetos de sinalização para melhorar as condições de fluidez e a segurança no trecho entre as ruas Baunilhas e Ibitirama. A Companhia irá avaliar a possibilidade de proibição de estacionamento no lado par da via, além de promover o recuo da faixa de retenção da rua Giestas, junto à rua Ibitirama, de modo a favorecer a conversão dos veículos de grande porte. Foi ressaltado que solicitações de melhoria na sinalização podem ser encaminhadas à CET pelo telefone 1188 ou através do site www.cetsp.com.br .(Gerson Rodrigues)